Seguidores

curtir

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

UMA HISTÓRIA QUE INSPIRA E INCOMODA

                               (LUCAS 10: 25-37).

 Esta história brotou dos lábios de Jesus e precisa descer aos corações dos homens como Palavra de Deus. Palavra capaz de transformar vidas e “mudar”rotas de existência.

 Os desafios contidos nela, precisam ser lidos, estudados e praticados pelos filhos de Deus. A igreja hoje, precisa deste texto.

A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, precisa ser “re-encontrada” e “re-contada” na Igreja de Cristo, para as crianças, jovens e adultos, mostrando o amor a Deus e ao próximo, como algo fundamental na vida cristã. Nesta história , Jesus mencionou que um homem foi assaltado e jogado em uma estrada. Disse também, que por ali, passaram dois homens religiosos, que cortaram volta daquele que estava machucado à beira do caminho. Todavia, Jesus mencionou um terceiro homem, que passou por ali, encheu-se de misericórdia e com muito amor, socorreu o ferido.

Transiçao: Temos nesta história, três classes de pessoas. Elas revelam atitudes completamente diferentes e estão presentes na sociedade hoje. Vejamos quais são:

 

 

 1º - AS QUE VIVEM PARA ATACAR: (V.30).

Jesus fala sobre elas no verso 30. “Salteadores” que depois de roubarem e ferirem um certo homem, deixaram-no quase morto. Atitudes de violência. Atitudes que afrontam e ferem a Deus. Pessoas, que praticam maldades, agredindo sem piedade. Seres humanos que não conhecem o que é amor, desconhecem o coração e a vontade de Deus, promovendo na sociedade o desrespeito contra o próximo. Estas pessoas estão em todos os lugares, espalhadas pelo mundo. Elas agridem sem piedade. São verdadeiramente perigosas para a humanidade. Elas deixam suas marcas podres, por onde passam. Machucam outros seres humanos, ferem famílias, e até mesmo, nações inteiras. Pessoas que vivem para atacar. Mas o texto também nos fala de outra classe de pessoas.


 2º - AS QUE VIVEM PARA ABANDONAR: ( V. 31 E 32).

Um sacerdote e um levita, passaram pelo mesmo caminho e viram o homem que fora agredido. Viram sua situação, ouviram seus gemidos e talvez o seu pedido de ajuda. Todavia, cortaram volta. Omitiram socorro. Seres humanos que não sabem o que é solidariedade, amor, cuidado com o próximo. Cortam volta dos caídos e sofridos deste mundo. São egoístas, pensam somente em si. Tantos são as pessoas que abandonam até mesmo seus familiares, nas ruas, nos asilos e orfanatos. O resultado drástico, aparecem, na forma de crianças jogadas, velhos abandonados, seres humanos deixados nas ruas, sem serem cuidados e amados. Muitos deles, sofrendo total abandono e falta de amor, cuidado e ensino, passam a ingressar a classe de pessoas que vivem para “atacar”. Os indiferentes religiosos da história de Jesus fizeram exatamente isto, abandonaram e passaram de longe do “irmão”que sofria. Muitos procedem da mesma forma hoje. Total indiferença em relação aos que sofrem por algum tipo de necessidade. Mas, o texto fala também, de uma terceira classe de pessoas. Esta classe traz esperança.

 
 3º - AS QUE VIVEM PARA AJUDAR: ( V. 33-35).

Estas são pessoas dignas de honra e admiração. O texto nos fala do bom samaritano. Suas atitudes emocionam. Ao passar perto do homem caído e ferido, imediatamente parou, ajudou, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Pagou as despesas da “internação”. Seu gesto nos inspira. Há pessoas assim hoje. Elas se preocupam com os outros de forma impressionante. Fazem de tudo para que os outros vivam bem. Louvado seja Deus por vidas assim. Que elas se multipliquem no mundo. Que povoem a terra. Que encham a Igreja. Chega de cristianismo teórico e cânticos que não se transformam em prática generosa. Somos chamados como povo de Deus, para Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, força e entendimento e também, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. (V. 27-28). Isto é Palavra de Deus. Precisa quebrantar nossa vida. Jesus disse: “fazei isto e viverás”. É desta forma que devemos viver.

 

 CONCLUSÃO:

 Este texto é como se fosse um “raio-x” da humanidade em todos os tempos. Todavia, é também, um “ultra-som” do mundo de hoje. Este”raio-x” e “ultra-som”, precisam ser mostrados e vistos, na Igreja e fora dela. A proclamação ungida do “puro” evangelho de Jesus, precisa expor esta situação. Porque mudanças precisam ocorrer. O remédio da conversão precisa tocar o coração dos que vivem para atacar. É tempo de orar e trabalhar por isto. Que o poder de Deus se derrame e mude esta classe de pessoas. Mas este evangelho precisa tocar também o coração dos que vivem para abandonar. Para que, conscientes da mensagem de Cristo, deixem a indiferença e passem a ajudar e amar, aos necessitados deste mundo e que o mundo veja suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Que o poder de Deus se derrame e melhore esta classe de pessoas. Por último, as pessoas que vivem para ajudar, devem, continuar este caminho, amando mais e mais a Deus e consagrando-se a cada dia ao serviço ao próximo com zelo, fé e amor. Este estilo de viver, é revolucionário e inspirador. Inspira-nos a cuidar dos que estão na dor. Que o poder de Deus se derrame e multiplique esta classe de pessoas. Encerrando esta meditação, uma pergunta. Em qual classe você tem vivido? Deus espera que todos nós, estejamos na classe de pessoas que vivem para amar.

Que Ele nos abençoe e ajude. 

 
Esboço pregado pelo Rev. Valdir Reis, pastor Presbiteriano  Independente, atualmente  pastoreia em Newark-NJ, Estados Unidos. Publicado aqui com autorização expressa do autor. Meu agradecimento ao Rev. Valdir Reis.

Esta história brotou dos lábios de Jesus e precisa descer aos corações dos homens como Palavra de Deus. Palavra capaz de transformar vidas e “mudar”rotas de existência.
Os desafios contidos nela, precisam ser lidos, estudados e praticados pelos filhos de Deus. A igreja hoje, precisa deste texto. A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, precisa ser “re-encontrada” e “re-contada” na Igreja de Cristo, para as crianças, jovens e adultos, mostrando o amor a Deus e ao próximo, como algo fundamental na vida cristã. Nesta história , Jesus mencionou que um homem foi assaltado e jogado em uma estrada. Disse também, que por ali, passaram dois homens religiosos, que cortaram volta daquele que estava machucado à beira do caminho. Todavia, Jesus mencionou um terceiro homem, que passou por ali, encheu-se de misericórdia e com muito amor, socorreu o ferido. Temos nesta história, três classes de pessoas. Elas revelam atitudes completamente diferentes e estão presentes na sociedade hoje. Vejamos quais são:


1º - AS QUE VIVEM PARA ATACAR: (V.30). Jesus fala sobre elas no verso 30. “Salteadores” que depois de roubarem e ferirem um certo homem, deixaram-no quase morto. Atitudes de violência. Atitudes que afrontam e ferem a Deus. Pessoas, que praticam maldades, agredindo sem piedade. Seres humanos que não conhecem o que é amor, desconhecem o coração e a vontade de Deus, promovendo na sociedade o desrespeito contra o próximo. Estas pessoas estão em todos os lugares, espalhadas pelo mundo. Elas agridem sem piedade. São verdadeiramente perigosas para a humanidade. Elas deixam suas marcas podres, por onde passam. Machucam outros seres humanos, ferem famílias, e até mesmo, nações inteiras. Pessoas que vivem para atacar. Mas o texto também nos fala de outra classe de pessoas.

2º - AS QUE VIVEM PARA ABANDONAR: ( V. 31 E 32). Um sacerdote e um levita, passaram pelo mesmo caminho e viram o homem que fora agredido. Viram sua situação, ouviram seus gemidos e talvez o seu pedido de ajuda. Todavia, cortaram volta. Omitiram socorro. Seres humanos que não sabem o que é solidariedade, amor, cuidado com o próximo. Cortam volta dos caídos e sofridos deste mundo. São egoístas, pensam somente em si. Tantos são as pessoas que abandonam até mesmo seus familiares, nas ruas, nos asilos e orfanatos. O resultado drástico, aparecem, na forma de crianças jogadas, velhos abandonados, seres humanos deixados nas ruas, sem serem cuidados e amados. Muitos deles, sofrendo total abandono e falta de amor, cuidado e ensino, passam a ingressar a classe de pessoas que vivem para “atacar”. Os indiferentes religiosos da história de Jesus fizeram exatamente isto, abandonaram e passaram de longe do “irmão”que sofria. Muitos procedem da mesma forma hoje. Total indiferença em relação aos que sofrem por algum tipo de necessidade. Mas, o texto fala também, de uma terceira classe de pessoas. Esta classe traz esperança.

3º - AS QUE VIVEM PARA AJUDAR: ( V. 33-35). Estas são pessoas dignas de honra e admiração. O texto nos fala do bom samaritano. Suas atitudes emocionam. Ao passar perto do homem caído e ferido, imediatamente parou, ajudou, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Pagou as despesas da “internação”. Seu gesto nos inspira. Há pessoas assim hoje. Elas se preocupam com os outros de forma impressionante. Fazem de tudo para que os outros vivam bem. Louvado seja Deus por vidas assim. Que elas se multipliquem no mundo. Que povoem a terra. Que encham a Igreja. Chega de cristianismo teórico e cânticos que não se transformam em prática generosa. Somos chamados como povo de Deus, para Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, força e entendimento e também, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. (V. 27-28). Isto é Palavra de Deus. Precisa quebrantar nossa vida. Jesus disse: “fazei isto e viverás”. É desta forma que devemos viver.


CONCLUSÃO:
Este texto é como se fosse um “raio-x” da humanidade em todos os tempos. Todavia, é também, um “ultra-som” do mundo de hoje. Este”raio-x” e “ultra-som”, precisam ser mostrados e vistos, na Igreja e fora dela. A proclamação ungida do “puro” evangelho de Jesus, precisa expor esta situação. Porque mudanças precisam ocorrer. O remédio da conversão precisa tocar o coração dos que vivem para atacar. É tempo de orar e trabalhar por isto. Que o poder de Deus se derrame e mude esta classe de pessoas. Mas este evangelho precisa tocar também o coração dos que vivem para abandonar. Para que, conscientes da mensagem de Cristo, deixem a indiferença e passem a ajudar e amar, aos necessitados deste mundo e que o mundo veja suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Que o poder de Deus se derrame e melhore esta classe de pessoas. Por último, as pessoas que vivem para ajudar, devem, continuar este caminho, amando mais e mais a Deus e consagrando-se a cada dia ao serviço ao próximo com zelo, fé e amor. Este estilo de viver, é revolucionário e inspirador. Inspira-nos a cuidar dos que estão na dor. Que o poder de Deus se derrame e multiplique esta classe de pessoas. Encerrando esta meditação, uma pergunta. Em qual classe você tem vivido? Deus espera que todos nós, estejamos na classe de pessoas que vivem para amar. Que Ele nos abençoe e ajudeUMA HISTÓRIA QUE INSPIRA E INCOMODA (LUCAS 10: 25-37).

Esta história brotou dos lábios de Jesus e precisa descer aos corações dos homens como Palavra de Deus. Palavra capaz de transformar vidas e “mudar”rotas de existência.
Os desafios contidos nela, precisam ser lidos, estudados e praticados pelos filhos de Deus. A igreja hoje, precisa deste texto. A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, precisa ser “re-encontrada” e “re-contada” na Igreja de Cristo, para as crianças, jovens e adultos, mostrando o amor a Deus e ao próximo, como algo fundamental na vida cristã. Nesta história , Jesus mencionou que um homem foi assaltado e jogado em uma estrada. Disse também, que por ali, passaram dois homens religiosos, que cortaram volta daquele que estava machucado à beira do caminho. Todavia, Jesus mencionou um terceiro homem, que passou por ali, encheu-se de misericórdia e com muito amor, socorreu o ferido. Temos nesta história, três classes de pessoas. Elas revelam atitudes completamente diferentes e estão presentes na sociedade hoje. Vejamos quais são:


1º - AS QUE VIVEM PARA ATACAR: (V.30). Jesus fala sobre elas no verso 30. “Salteadores” que depois de roubarem e ferirem um certo homem, deixaram-no quase morto. Atitudes de violência. Atitudes que afrontam e ferem a Deus. Pessoas, que praticam maldades, agredindo sem piedade. Seres humanos que não conhecem o que é amor, desconhecem o coração e a vontade de Deus, promovendo na sociedade o desrespeito contra o próximo. Estas pessoas estão em todos os lugares, espalhadas pelo mundo. Elas agridem sem piedade. São verdadeiramente perigosas para a humanidade. Elas deixam suas marcas podres, por onde passam. Machucam outros seres humanos, ferem famílias, e até mesmo, nações inteiras. Pessoas que vivem para atacar. Mas o texto também nos fala de outra classe de pessoas.

2º - AS QUE VIVEM PARA ABANDONAR: ( V. 31 E 32). Um sacerdote e um levita, passaram pelo mesmo caminho e viram o homem que fora agredido. Viram sua situação, ouviram seus gemidos e talvez o seu pedido de ajuda. Todavia, cortaram volta. Omitiram socorro. Seres humanos que não sabem o que é solidariedade, amor, cuidado com o próximo. Cortam volta dos caídos e sofridos deste mundo. São egoístas, pensam somente em si. Tantos são as pessoas que abandonam até mesmo seus familiares, nas ruas, nos asilos e orfanatos. O resultado drástico, aparecem, na forma de crianças jogadas, velhos abandonados, seres humanos deixados nas ruas, sem serem cuidados e amados. Muitos deles, sofrendo total abandono e falta de amor, cuidado e ensino, passam a ingressar a classe de pessoas que vivem para “atacar”. Os indiferentes religiosos da história de Jesus fizeram exatamente isto, abandonaram e passaram de longe do “irmão”que sofria. Muitos procedem da mesma forma hoje. Total indiferença em relação aos que sofrem por algum tipo de necessidade. Mas, o texto fala também, de uma terceira classe de pessoas. Esta classe traz esperança.

3º - AS QUE VIVEM PARA AJUDAR: ( V. 33-35). Estas são pessoas dignas de honra e admiração. O texto nos fala do bom samaritano. Suas atitudes emocionam. Ao passar perto do homem caído e ferido, imediatamente parou, ajudou, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Pagou as despesas da “internação”. Seu gesto nos inspira. Há pessoas assim hoje. Elas se preocupam com os outros de forma impressionante. Fazem de tudo para que os outros vivam bem. Louvado seja Deus por vidas assim. Que elas se multipliquem no mundo. Que povoem a terra. Que encham a Igreja. Chega de cristianismo teórico e cânticos que não se transformam em prática generosa. Somos chamados como povo de Deus, para Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, força e entendimento e também, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. (V. 27-28). Isto é Palavra de Deus. Precisa quebrantar nossa vida. Jesus disse: “fazei isto e viverás”. É desta forma que devemos viver.


CONCLUSÃO:
Este texto é como se fosse um “raio-x” da humanidade em todos os tempos. Todavia, é também, um “ultra-som” do mundo de hoje. Este”raio-x” e “ultra-som”, precisam ser mostrados e vistos, na Igreja e fora dela. A proclamação ungida do “puro” evangelho de Jesus, precisa expor esta situação. Porque mudanças precisam ocorrer. O remédio da conversão precisa tocar o coração dos que vivem para atacar. É tempo de orar e trabalhar por isto. Que o poder de Deus se derrame e mude esta classe de pessoas. Mas este evangelho precisa tocar também o coração dos que vivem para abandonar. Para que, conscientes da mensagem de Cristo, deixem a indiferença e passem a ajudar e amar, aos necessitados deste mundo e que o mundo veja suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Que o poder de Deus se derrame e melhore esta classe de pessoas. Por último, as pessoas que vivem para ajudar, devem, continuar este caminho, amando mais e mais a Deus e consagrando-se a cada dia ao serviço ao próximo com zelo, fé e amor. Este estilo de viver, é revolucionário e inspirador. Inspira-nos a cuidar dos que estão na dor. Que o poder de Deus se derrame e multiplique esta classe de pessoas. Encerrando esta meditação, uma pergunta. Em qual classe você tem vivido? Deus espera que todos nós, estejamos na classe de pessoas que vivem para amar. Que Ele nos abençoe e ajudeUMA HISTÓRIA QUE INSPIRA E INCOMODA (LUCAS 10: 25-37).

Esta história brotou dos lábios de Jesus e precisa descer aos corações dos homens como Palavra de Deus. Palavra capaz de transformar vidas e “mudar”rotas de existência.
Os desafios contidos nela, precisam ser lidos, estudados e praticados pelos filhos de Deus. A igreja hoje, precisa deste texto. A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, precisa ser “re-encontrada” e “re-contada” na Igreja de Cristo, para as crianças, jovens e adultos, mostrando o amor a Deus e ao próximo, como algo fundamental na vida cristã. Nesta história , Jesus mencionou que um homem foi assaltado e jogado em uma estrada. Disse também, que por ali, passaram dois homens religiosos, que cortaram volta daquele que estava machucado à beira do caminho. Todavia, Jesus mencionou um terceiro homem, que passou por ali, encheu-se de misericórdia e com muito amor, socorreu o ferido. Temos nesta história, três classes de pessoas. Elas revelam atitudes completamente diferentes e estão presentes na sociedade hoje. Vejamos quais são:


1º - AS QUE VIVEM PARA ATACAR: (V.30). Jesus fala sobre elas no verso 30. “Salteadores” que depois de roubarem e ferirem um certo homem, deixaram-no quase morto. Atitudes de violência. Atitudes que afrontam e ferem a Deus. Pessoas, que praticam maldades, agredindo sem piedade. Seres humanos que não conhecem o que é amor, desconhecem o coração e a vontade de Deus, promovendo na sociedade o desrespeito contra o próximo. Estas pessoas estão em todos os lugares, espalhadas pelo mundo. Elas agridem sem piedade. São verdadeiramente perigosas para a humanidade. Elas deixam suas marcas podres, por onde passam. Machucam outros seres humanos, ferem famílias, e até mesmo, nações inteiras. Pessoas que vivem para atacar. Mas o texto também nos fala de outra classe de pessoas.

2º - AS QUE VIVEM PARA ABANDONAR: ( V. 31 E 32). Um sacerdote e um levita, passaram pelo mesmo caminho e viram o homem que fora agredido. Viram sua situação, ouviram seus gemidos e talvez o seu pedido de ajuda. Todavia, cortaram volta. Omitiram socorro. Seres humanos que não sabem o que é solidariedade, amor, cuidado com o próximo. Cortam volta dos caídos e sofridos deste mundo. São egoístas, pensam somente em si. Tantos são as pessoas que abandonam até mesmo seus familiares, nas ruas, nos asilos e orfanatos. O resultado drástico, aparecem, na forma de crianças jogadas, velhos abandonados, seres humanos deixados nas ruas, sem serem cuidados e amados. Muitos deles, sofrendo total abandono e falta de amor, cuidado e ensino, passam a ingressar a classe de pessoas que vivem para “atacar”. Os indiferentes religiosos da história de Jesus fizeram exatamente isto, abandonaram e passaram de longe do “irmão”que sofria. Muitos procedem da mesma forma hoje. Total indiferença em relação aos que sofrem por algum tipo de necessidade. Mas, o texto fala também, de uma terceira classe de pessoas. Esta classe traz esperança.

3º - AS QUE VIVEM PARA AJUDAR: ( V. 33-35). Estas são pessoas dignas de honra e admiração. O texto nos fala do bom samaritano. Suas atitudes emocionam. Ao passar perto do homem caído e ferido, imediatamente parou, ajudou, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Pagou as despesas da “internação”. Seu gesto nos inspira. Há pessoas assim hoje. Elas se preocupam com os outros de forma impressionante. Fazem de tudo para que os outros vivam bem. Louvado seja Deus por vidas assim. Que elas se multipliquem no mundo. Que povoem a terra. Que encham a Igreja. Chega de cristianismo teórico e cânticos que não se transformam em prática generosa. Somos chamados como povo de Deus, para Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, força e entendimento e também, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. (V. 27-28). Isto é Palavra de Deus. Precisa quebrantar nossa vida. Jesus disse: “fazei isto e viverás”. É desta forma que devemos viver.


CONCLUSÃO:
Este texto é como se fosse um “raio-x” da humanidade em todos os tempos. Todavia, é também, um “ultra-som” do mundo de hoje. Este”raio-x” e “ultra-som”, precisam ser mostrados e vistos, na Igreja e fora dela. A proclamação ungida do “puro” evangelho de Jesus, precisa expor esta situação. Porque mudanças precisam ocorrer. O remédio da conversão precisa tocar o coração dos que vivem para atacar. É tempo de orar e trabalhar por isto. Que o poder de Deus se derrame e mude esta classe de pessoas. Mas este evangelho precisa tocar também o coração dos que vivem para abandonar. Para que, conscientes da mensagem de Cristo, deixem a indiferença e passem a ajudar e amar, aos necessitados deste mundo e que o mundo veja suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Que o poder de Deus se derrame e melhore esta classe de pessoas. Por último, as pessoas que vivem para ajudar, devem, continuar este caminho, amando mais e mais a Deus e consagrando-se a cada dia ao serviço ao próximo com zelo, fé e amor. Este estilo de viver, é revolucionário e inspirador. Inspira-nos a cuidar dos que estão na dor. Que o poder de Deus se derrame e multiplique esta classe de pessoas. Encerrando esta meditação, uma pergunta. Em qual classe você tem vivido? Deus espera que todos nós, estejamos na classe de pessoas que vivem para amar. Que Ele nos abençoe e ajudeUMA HISTÓRIA QUE INSPIRA E INCOMODA (LUCAS 10: 25-37).

Esta história brotou dos lábios de Jesus e precisa descer aos corações dos homens como Palavra de Deus. Palavra capaz de transformar vidas e “mudar”rotas de existência.
Os desafios contidos nela, precisam ser lidos, estudados e praticados pelos filhos de Deus. A igreja hoje, precisa deste texto. A parábola do bom samaritano, contada por Jesus, precisa ser “re-encontrada” e “re-contada” na Igreja de Cristo, para as crianças, jovens e adultos, mostrando o amor a Deus e ao próximo, como algo fundamental na vida cristã. Nesta história , Jesus mencionou que um homem foi assaltado e jogado em uma estrada. Disse também, que por ali, passaram dois homens religiosos, que cortaram volta daquele que estava machucado à beira do caminho. Todavia, Jesus mencionou um terceiro homem, que passou por ali, encheu-se de misericórdia e com muito amor, socorreu o ferido. Temos nesta história, três classes de pessoas. Elas revelam atitudes completamente diferentes e estão presentes na sociedade hoje. Vejamos quais são:


1º - AS QUE VIVEM PARA ATACAR: (V.30). Jesus fala sobre elas no verso 30. “Salteadores” que depois de roubarem e ferirem um certo homem, deixaram-no quase morto. Atitudes de violência. Atitudes que afrontam e ferem a Deus. Pessoas, que praticam maldades, agredindo sem piedade. Seres humanos que não conhecem o que é amor, desconhecem o coração e a vontade de Deus, promovendo na sociedade o desrespeito contra o próximo. Estas pessoas estão em todos os lugares, espalhadas pelo mundo. Elas agridem sem piedade. São verdadeiramente perigosas para a humanidade. Elas deixam suas marcas podres, por onde passam. Machucam outros seres humanos, ferem famílias, e até mesmo, nações inteiras. Pessoas que vivem para atacar. Mas o texto também nos fala de outra classe de pessoas.

2º - AS QUE VIVEM PARA ABANDONAR: ( V. 31 E 32). Um sacerdote e um levita, passaram pelo mesmo caminho e viram o homem que fora agredido. Viram sua situação, ouviram seus gemidos e talvez o seu pedido de ajuda. Todavia, cortaram volta. Omitiram socorro. Seres humanos que não sabem o que é solidariedade, amor, cuidado com o próximo. Cortam volta dos caídos e sofridos deste mundo. São egoístas, pensam somente em si. Tantos são as pessoas que abandonam até mesmo seus familiares, nas ruas, nos asilos e orfanatos. O resultado drástico, aparecem, na forma de crianças jogadas, velhos abandonados, seres humanos deixados nas ruas, sem serem cuidados e amados. Muitos deles, sofrendo total abandono e falta de amor, cuidado e ensino, passam a ingressar a classe de pessoas que vivem para “atacar”. Os indiferentes religiosos da história de Jesus fizeram exatamente isto, abandonaram e passaram de longe do “irmão”que sofria. Muitos procedem da mesma forma hoje. Total indiferença em relação aos que sofrem por algum tipo de necessidade. Mas, o texto fala também, de uma terceira classe de pessoas. Esta classe traz esperança.

3º - AS QUE VIVEM PARA AJUDAR: ( V. 33-35). Estas são pessoas dignas de honra e admiração. O texto nos fala do bom samaritano. Suas atitudes emocionam. Ao passar perto do homem caído e ferido, imediatamente parou, ajudou, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. Pagou as despesas da “internação”. Seu gesto nos inspira. Há pessoas assim hoje. Elas se preocupam com os outros de forma impressionante. Fazem de tudo para que os outros vivam bem. Louvado seja Deus por vidas assim. Que elas se multipliquem no mundo. Que povoem a terra. Que encham a Igreja. Chega de cristianismo teórico e cânticos que não se transformam em prática generosa. Somos chamados como povo de Deus, para Amar ao Senhor de todo o nosso coração, alma, força e entendimento e também, amar ao próximo como amamos a nós mesmos. (V. 27-28). Isto é Palavra de Deus. Precisa quebrantar nossa vida. Jesus disse: “fazei isto e viverás”. É desta forma que devemos viver.


CONCLUSÃO:
Este texto é como se fosse um “raio-x” da humanidade em todos os tempos. Todavia, é também, um “ultra-som” do mundo de hoje. Este”raio-x” e “ultra-som”, precisam ser mostrados e vistos, na Igreja e fora dela. A proclamação ungida do “puro” evangelho de Jesus, precisa expor esta situação. Porque mudanças precisam ocorrer. O remédio da conversão precisa tocar o coração dos que vivem para atacar. É tempo de orar e trabalhar por isto. Que o poder de Deus se derrame e mude esta classe de pessoas. Mas este evangelho precisa tocar também o coração dos que vivem para abandonar. Para que, conscientes da mensagem de Cristo, deixem a indiferença e passem a ajudar e amar, aos necessitados deste mundo e que o mundo veja suas boas obras e glorifiquem ao Pai que está nos céus. Que o poder de Deus se derrame e melhore esta classe de pessoas. Por último, as pessoas que vivem para ajudar, devem, continuar este caminho, amando mais e mais a Deus e consagrando-se a cada dia ao serviço ao próximo com zelo, fé e amor. Este estilo de viver, é revolucionário e inspirador. Inspira-nos a cuidar dos que estão na dor. Que o poder de Deus se derrame e multiplique esta classe de pessoas. Encerrando esta meditação, uma pergunta. Em qual classe você tem vivido? Deus espera que todos nós, estejamos na classe de pessoas que vivem para amar. Que Ele nos abençoe e ajudUMA HISTÓRIA QUE INSPIRA E INCOMODA (LUCAS 10: 25-37).