Seguidores

curtir

terça-feira, 14 de agosto de 2012

O CUIDADO AMOROSO DE DEUS



Waine Jacobsen em seu livro “Deus me Ama” escreveu um capítulo sobre o cuidado de Deus e citou o seguinte acontecimento:  “Um grupo de bombeiros estava verificando alguns focos remanescentes depois de controlar um incêndio florestal. Enquanto caminhavam em meio à paisagem enegrecida, entre colunas de fumaça ainda surgindo da vegetação queimada, algo volumoso no caminho chamou a atenção de um deles.



Ao se aproximar, o bombeiro notou que eram restos carbonizados de um grande pássaro. Como os pássaros podem facilmente voar para longe das chamas, o bombeiro ficou se perguntando o que havia de errado com aquela ave que não conseguira escapar do incêndio. Será que ela estava doente ou ferida?

       Chutou a carcaça para fora do caminho com a bota. Ao fazer isso, ficou surpreso de ver um movimento de penas ao redor de seu pé. Quatro filhotes se agitavam em meio à poeira e às cinzas e em seguida, saíram correndo pela encosta da colina.

         O corpo da mãe os protegera das chamas. Ainda que o calor tenha acabado por consumi-la, esse gesto permitiu que a ave salvasse os filhotinhos. Diante do perigo das chamas que se aproximavam, ela ficou com sua prole. Essa era a única chance que eles tinham de sobreviver, portanto, disposta a arriscar a própria vida, a mãe os cobrira com seu corpo. Ela poderia muito bem ter voado para longe e começar outra família mais tarde. Por que se obrigou a ficar em meio à furia do fogo?

      Seu corpo morto e seus filhotes ilesos ilustram muito bem a história: a ave se submeteu ao maior dos sacrifícios para salvar sua prole. Foi isso que o Criador do Céu e da Terra fez para proteger da destruição seus filhos desgarrados.”(pg 118 e 119).

            A figura da ave protegendo seus filhotes sob as asas pode ser encontrada em várias passagens bíblicas, como Êxodo 19:4; Deuteronômio 32:11, 12; Salmos 17:8; 36:7; 57:1; 61:4 e Mateus 23:37. Isso me faz pensar  em quantas vezes temos sido solapados pelas chamas ardentes das dificuldades da vida. Segundo C. S. Lewis, a dor é o “megafone de Deus” com o qual Ele procura chegar ao coração das pessoas que, de outra maneira, recusam a entender seu agir.

No Salmo 61:4, Davi orou: “Para sempre anseio habitar na Tua tenda e refugiar-me no abrigo das Tuas asas” (NVI). Ele aprendeu que  de nada valia a  segurança  de  seu exército e os muros de suas cidades  e palácios. Nossa única esperança de vitória consiste em habitar na “tenda” de Deus e nos refugiarmos sob Suas “asas” para sempre. Nunca devemos soltar a mão do Pai.

      No Salmo 57:1 encontramos: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.”.Deus tem prazer em nos socorrer e estender suas assa sobre nós nas horas de perigo. Não importa se há um incêndio acontecendo em nossa vida, devemos ter a segurança de que “suas asas” estarão estendidas até que passem as calamidades.

Deus nos abençoe. 

 

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota