Seguidores

curtir

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A PODEROSA VISÃO DE UM CEGO


Marcos 10.46-52

INTRODUÇÃO

Ditado popular “O Pior Cego é aquele que não quer ver”

            Esse ditado popular tem história.

            Em 1647 em Nimes, na França, na Universidade local, o doutor Vicente Paul D’Argente fez um transplante de córnea num aldeão cego chamado Angel.

            Foi um sucesso para a medicina da época, menos para Angel, que ficou horrorizado.

            Disse que imaginava um mundo muito melhor. Queria voltar a ser cego.

            O caso foi parar no tribunal de Paris e por fim no Vaticano.

            Angel acabou ganhando a causa e entrou na história como o cego que não quis ver.

 (Fonte: Zero Hora – Ano 47 – N° 16.444 - Almanaque Gaúcho/ Olyr Zavaschi – Túnel do Tempo – 11 de setembro de 2010 – Pág; 54)

            É claro que trata-se de um informação de almanaque e não um fato científico. Os primeiro transplantes de Córnea ocorreram  no final do século 19 até 1905. Somente na década de 20 é que se consolidaram tais tratamentos. (Fonte Enciclopédia oftálmica)

Proposição:A GRAÇA DE DEUS EM CRISTO JESUS ESTÁ DISPONÍVEL PARA TODAS AS PESSOAS.


ELUCIDAÇÃO

O texto de Marcos nos fala de Batrtimeu, filho de Timeu. Diz que era cego e mendigo. O relato de Mateus 20: 29 -34, nos diz que eram dois cegos.
O texto nos informa que Bartimeu era mendigo, pedia esmolas, e cego. Aproveitava o aglomerado de pessoas, pois Jericó fervilhava, pois ali era o centro residencial da maioria dos Publicanos (cobradores de impostos). Muitos soldados romanos ali viviam com suas famílias para manter a segurança das coletorias, pois A receita Federal do império Romano tinha ali sua sede. Cego para sobreviver deveria pedir esmolas, um ótimo lugar para ficar era na porta da cidade. Todos passariam por ali.

Transição: Jesus está ao alcance, mas para ser alcançado com sua graça e bondade é necessário:

1. RECONHEÇA SUAS REAIS  NECESSIDADES

 Naquela época do ano, todos os judeus maiores de 12 anos de idade que moraram num raio de 25 km de Jerusalém eram obrigados a ir ao templo para celebrar a Páscoa.
Bartimeu se instalou estratégicamente no caminho dos viajantes para lhes pedir esmolas, mas, quando Cristo lhe perguntou: "O que você quer que eu lhe faça?", ele teve uma visão apurada de seu real problema e pediu: "Mestre, eu quero ver!".

Ele vivia de esmolas porque era cego, não porque gostasse de ser um pedinte, por isso pediu para Jesus "eu quero ver", mesmo sabendo que isso iria modificar completamente seu modo de vida. Nunca mais iria pedir esmolas, porque já não era mais cego. Mas era isso mesmo que ele queria, uma completa mudança de vida. Uma cura para a causa de seus problemas.

Muitas pessoas estão pedindo "esmolas" para Jesus, mas não querem realmente que Ele mexa na raiz dos seus problemas, pois isto poderia mudar seus modos de vida. Muitos querem alívio para as conseqüências dos seus pecados, mas não querem realmente deixar o pecado.

2. CREIA EM JESUS DE TODO O SEU CORAÇÃO E DECLARE SUA FÉ.
A expressão "Filho de David" era um título messiânico. Todos os judeus o sabiam.
Apesar de ouvir da boca dos discípulos  “Jesus Nazareno”, Bartimeu, que já devia Ter ouvido a notícia de que Jesus não discriminava os pecadores, Ele havia estado em Jericó na casa de Zaqueu, clamou. Jesus, “Filho de Davi”, tem compaixão de mim!

- Ele não clamou o que ele ouviu: Jesus, O Nazareno, tem.... A expressão Filho de Davi significava que aquele miserável, desgraçado, como  aspessoas o tinham, acreditava que Jesus era o Messias. Ele sabia que nos livros dos Profetas falava que o Messias viria da descendência de Davi. Ou seja, Bartimeu não tinha Jesus como um simples homem de Nazaré, mas como Deus ali presente.

Em Lucas 18:37 nos diz que “Anunciaram-lhe que passava Jesus, o Nazareno.

Bartimeu era cego, mas podia "ver" que Jesus não era “um” qualquer. Ao chamar Jesus assim, Bartimeu estava dizendo: "Eu creio que Jesus é o messias prometido de Deus".

Ele poderia até ser apedrejado por isso, mas não se intimidou, não se acovardou, não se calou diante de uma multidão. Ele creu em seu coração e com seus lábios declarou sua fé publicamente.

Romanos 10: 9 e 10
Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.”


3. INVOQUE O NOME DE JESUS.

Misericórdia é a junção de duas palavras: miséris + cordia (miséria + coração). Numa linguagem bem livre, podemos dizer que misericórdia significa: Olhar as misérias do outro com os olhos do coração.
No dic. Auréio:
1.Compaixão suscitada pela miséria alheia.
2.Indulgência, graça, perdão.

Esta frase tão curta, "Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim", revela o quanto Bartimeu podia enxergar:

A resposta de Jesus no Evangelho de Mateus me chamou atenção: Condoído, Jesus tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista e o foram seguindo” (RA) “Jesus teve pena dos cegos e tocou nos olhos deles. No mesmo instante eles puderam ver e então seguiram Jesus.”. Mt 20:34

CONCLUSÃO
Há uma cegueira espiritual que inutiliza o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem. Mas muitos estão cegos em seus entendimentos e obtusos em suas ações. “Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” II Coríntios 4:3,4

A graça de Deus em Cristo Jesus está disponível para todas as pessoas, mas sua manifestação depende de o homem reconhecer sua verdadeira condição e necessidades, crer de todo o coração que Jesus é o messias prometido de Deus, fazer sua pública declaração de fé, invocar o nome de Jesus e clamar por seu auxílio.