Seguidores

curtir

domingo, 9 de outubro de 2011

3 – WILLIAM CAREY. O PAI DAS MISSÕES MODERNAS


Poucos nomes na história de missões mundiais são tão conhecidos quanto o nome de William Carey. Chamado "o Pai das Missões Modernas", Carey nasceu na pobreza, mas deixou sua marca em missões que duraria por centenas de anos. Seu renome se dá principalmente pelo trabalho na área de tradução das Escrituras e pela fundação do primeiro seminário bíblico na Índia. O mais velho dos cinco irmãos, era filho de Edmund e Elizabeth Carey, que eram tecelões no comércio na vila de Paulerspury em Northamptonshire. William foi levado a Igreja da Inglaterra, quando tinha seis anos, seu pai foi nomeado o secretário da paróquia e escola da aldeia. Quando criança era naturalmente curioso e muito interessado em ciências naturais, especialmente botânica. Carey viveu uma vida longa e fascinante.Aos doze anos de idade, enquanto aprendia latim por conta própria, Carey descobriu uma paixão e talento para línguas. Aos 21 anos, ele havia aprendido sozinho latim, grego, hebraico, e italiano. Até o momento da sua morte, tinha traduzido a Bíblia para as línguas Bengali, Sânscrito, Panjabi, Marata.e partes do texto b´bilico para dezenas de dialetos Indianos.

William Carey trabalhava como sapateiro e, nas horas de folga, passava o tempo lendo. Um livro em particular mudou sua vida para sempre. Em 1785, Carey leu os diários pessoais do famoso explorador britânico do mar, Capitão James Cook. Imediatamente, ele ficou preocupado, pois enquanto o império britânico foi se expandindo para as partes desconhecidas do mundo, o Evangelho não foi.

Sua paixão pelos povos perdidos do mundo cresceu. Ele se preocupava em ver que a igreja precisa fazer mais para alcançar o mundo. Durante uma assembléia, Carey levantou-se e compartilho sua preocupação. Um dos líderes do grupo respondeu assim, "Jovem, se assente! Quando Deus resolver converter os pagãos, o fará sem a sua ou a minha ajuda." Mas Carey continuou a sua divulgação pró-missões estrangeiras e, tomando Isaías 54.2 como texto, pregava sobre o tema: "Esperai grandes coisas de Deus; praticai proezas para Deus."

Serviu por mais de 40 anos na Índia. Durante esse tempo no campo missionário, ele lutou contra o sistema de castas da Índia, a prática da auto-imolação das viúvas e o infanticídio. Ele traduziu a Bíblia inteira para 5 línguas indianas e partes da Bíblia para mais de 20 línguas. Com os colegas, ele fundou a faculdade de Serampore, uma escola de treinamento para pastores e missionários. Além disso, ele ajudou a conduzir mais de mil indianos a Cristo, os quais abandonaram o sistema de castas.

Mas talvez o legado mais duradouro de Carey seja a marca que ele deixou na Igreja Ocidental. Carey nos traz à lembrança que Deus ainda não terminou Seu plano de redimir o mundo. Durante o século XIX, houve um grande ressurgimento de esforços missionários nas igrejas protestantes. Não apenas na Inglaterra, mas também nos Estados Unidos, no Canadá, e nos países da Europa. Novas sociedades missionárias foram criadas e começaram a enviar missionários para os campos. Até hoje sofremos influência do trabalho de Carey.

Que o Senhor desperte na igreja contemporânea homens e mulheres que sejam capazes de abalar o inferno com a mesma paixão missionária.

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota

Fonte: ”Eles Morreram pela Fé” e “Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo”


obs - Esta a terceira de uma série de biografias de pessoas que marcaram sua época com um testemnunho cristão cheio de amor por Deus e pelas pessoas.