Seguidores

curtir

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

4 – OSVALD SMITH. PAIXÃO PELAS ALMAS






O Canadense Oswald Jeffray Smith (1890-1986) aceitou a Cristo com dezesseis anos ao ouvir o famoso evangelista R. A. Torrey. Preparou-se para o ministério e foi ordenado pastor presbiteriano. O seu desejo era dedicar-se à obra missionária, mas foi advertido de que era muito fraco fisicamente para enfrentar a dura vida missionária. No entanto, a própria junta missionária falhou em seu diagnóstico, pois o jovem tão fraco, que não podia ser missionário, viveu 96 anos. Deus usou-o poderosamente num trabalho que não deixou de ser missionário, pois além de pregar em 80 países do mundo, ainda fundou uma igreja que tem sustentado centenas de missionários.




Oswald J. Smith fundou a Igreja do Povo, em Toronto, em 1928, e continuou como seu pastor até 1958. Embora seja uma das maiores igrejas do Canadá, a sua fama reside no sustento de missionários através do mundo. Do seu pastor foi dito: "O Dr. Oswald Smith deu mais ímpeto às missões do que qualquer outra pessoa viva. "
Billy Graham, falando dos 35 livros (traduzidos para 128 línguas) deste servo de Deus, disse: "Os seus livros têm sido usados pelo Espírito Santo para penetrar na profundeza da minha alma e tiveram uma influência tremenda sobre a minha vida pessoal e o meu ministério".
O seu livro Paixão Pelas Almas, amplamente divulgado pela Junta de Missões Mundiais, teve enorme repercussão; "A tarefa suprema da Igreja é a evangelização do mundo". - Oswald Smith pregava isso e praticava-o. Foi um evangelista mundial, pregando e ganhando pessoas em todos os continentes. Foi um dos pioneiros no uso do rádio como meio de comunicação. Pela rádio alcançou milhões de pessoas, através de 42 emissoras. Como editor, publicou uma revista durante mais de 40 anos. Foram-lhe conferidos três títulos honoris causa.
Dr. Smith, foi também compositor e escreveu mais de 1. 200 poesias e letras de hinos e cânticos evangélicos. Publicou várias coletâneas. Alguns livros seus são conhecidos no Brasil: “Contos do Campo Missionário, O Clamor do Mundo, Evangelizemos o Mundo, O Fogo Consumidor, Paixão pelas Almas, O Homem que Deus Usa, Evangelismo em Ação, A Salvação de Deus, O Evangelho que Pregamos, O Máximo da Vida, As Riquezas da Misericórdia e Vivendo a Vida”.




Em 1986, Osvald Smith faleceu deixando um legado de influência à obra missionária no mundo. O Dr. Smith, não foi para o campo missionário, mas enviou e sustentou centenas de missionários e percorreu o mundo com uma mensagem que alcançava as pessoas intimamente. Seus livros continuam auxiliando as igrejas no mundo a cumprir seu objetivo. Billy Graham pregou na ocasião do seu culto fúnebre, e entre outras coisas disse sobre ele foi "a maior combinação de pastor, hinólogo, líder missionário e evangelista do nosso tempo".




Que o Senhor continua levantando homens e mulheres que influenciem gerações para fazer sua obra.




Rev. Ary Sérgio Abreu Mota




Fonte: “Paixão Pelas Almas”, “Heróis da Fé” e textos selecionados.




obs - Esta a qurta de uma série de biografias de pessoas que marcaram sua época com um testemnunho cristão cheio de amor por Deus e pelas pessoas.