Seguidores

curtir

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PÕE EM ORDEM A TUA CASA


Desde que Deus a instituiu, a família tem sido atacada por inimigos mortais. No mundo contemporâneo, esse ataque tem sido extremamente violento, a ponto de muitos duvidarem da necessidade de se constituir família. Há pessoas que têm receio de se casar, temendo não ter condições de levar adiante a constituição de um lar. Há outras pessoas, frutos de lares desfeitos ou marcados por muitos conflitos e crises que não acreditam que alguém possa ter uma família diferente. Além destes, há aqueles que, inebriados pelas propagandas materialistas, que pregam novas formas de convivência social em substituição ao lar, preferem lançar-se ao mar revolto das aventuras, das libertinagens sexuais, do falso “amor livre”, e de tantas outras fugas a enfrentarem a realidade da boa convivência social, com base na instituição criada por Deus.
Por trás de todo o ataque à família, está o inimigo de Deus e dos homens, Satanás. E poucos percebem isso. A família, hoje, é condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. As publicações pornográficas aumentam cada dia suas edições. Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a deformação das consciências. A educação sexual hedonista (o prazer pelo prazer, o essencial é ser feliz) já constitui programa nas escolas de nossos filhos.
O mais estarrecedor é que tudo isso foi programado e bilhões são investidos por grupos e instituições interessadas na destruição da vida e da família. As famílias verdadeiramente cristãs ainda estão em melhores condições espirituais e morais, de reagirem e vencerem aos ataques diabólicos contra o lar. A missão da família cristã no mundo, não é separada da missão da Igreja na sociedade. A família só será uma realidade irradiante do Reino de Deus, se ela for uma realidade cristã viva, fortemente marcada pela ousadia do Espírito e atravessada pela exigência da santidade cristã.
A bíblia é um livro fascinante, nela encontramos o projeto de Deus para a vida humana. Nesse projeto, Deus cria a família como uma base para relacionamentos e realização de sonhos. Todavia, nem sempre os seres humanos são obedientes ao projeto de Deus. Em 2 Reis 20: 2, O profeta Isaias vai anunciar ao Rei Ezequias que ele morreria logo. Mas não se tratava de um simples anúncio, Ezequias estava mortalmente enfermo. Isaias começa avisando ao Rei: “... Põe em ordem a tua casa, pois certamente morrerás e não viverás”. A despeito da palavra dada pelo profeta, o Rei ora ao Senhor e acaba recebendo uma bênção extraordinária de mais 15 anos de vida.
Fico pensando em quanta desordem há em nossos lares. São desentendimentos, filhos desobedientes, solidão, abandono de princípios, ressentimentos, divórcios, inimizades, frustrações, medo, depressão, descaso para com os filhos, descaso com os pais, descaso com os idosos, obsessão por ganhar mais dinheiro, falta de diálogo, falta de tempo, vícios, sexualidade fora dos padrões bíblicos e outras que mostram o quanto os lares estão em desordem.
Toda essa descrição de caos familiar, poderia nos desqualificar como o ponto de irradiação do Reino de Deus, mas é exatamente ai que acontece o milagre da graça de Deus. Graça quer dizer “favor que não merecemos” e, embora as famílias tenham crises morais e tragédias pessoais, ela tem recebido a graça de Deus e o privilégio de ser abençoada.
Ponha em ordem a sua casa, pois a sua família pode ser melhor!
Rev. Ary Sérgio Abreu Mota