Seguidores

curtir

sábado, 7 de maio de 2011

MAE. BÊNÇÃO DE DEUS EM NOSSA VIDA

"...O AMOR MATERNO SE AGUÇOU PELO SEU FILHO” 1 REIS 3:26b




INTRODUÇÃO
Esta semana duas notícias me chamaram especial atenção: a primeira delas trata de duas mulheres no Rio janeiro que tiveram seus filhos trocados no momento do nascimento em uma maternidade da região. Acompanhei a reportagem de destroca das crianças e tenho observado a dor de ambas, pois vivem a dor da troca dos bebês biológicos e agora viverão a com saudade dos filhos que criavam como delas. Agora elas estão lutando para mudarem as residências para ficar próxima uma à outra para que os bebês tenham duas mães, a biológica e a outra que foi por engano. São mães vítimas de um descaso de profissionais da saúde desatentos.
A segunda notícia da semana, trata-se de uma Promotora aposentada que estava em processo de adoção de uma menina de 2 anos. Ele torturava e agredia a filha adotada e dizia: “Você é pior que os meus cachorros”. Foi decretada a prisão da acusada e, por ter um alto poder aquisitivo, está foragida da justiça e nega as evidências das agressões a criança. Há fortes indícios de que tal mulher está envolvida com uma seita satânica e que pratica sacrifício de crianças.
Ambas as notícias nos assustam como cristãos e como pais que somos.
Não há nada mais terno e carinhoso do que uma mãe cuidando de seus filhos. Não importa a raça, a idade ou condição social, o amor é o mesmo. Hoje estamos comemorando mais um dia das mães. E desejamos refletir um pouco sobre o papel de cada uma dentro da família.
TRANSIÇÃO:
Vamos verificar como se comportavam as mães na Bíblia. O que eram capazes de fazer pelo bem estar de seus filhos?
01 - A primeira é Ana: Uma mãe fiel a Deus (I Samuel 1: 8 - 28).
Ana era esposa de Elcana e não podia ter filhos. Ela pede, desesperada, um filho a Deus. O Senhor lhe concede, mas ele teria que ser do Senhor. Por isso quando Samuel é desmamado, ela o leva para ser educado no templo pelo sacerdote Eli. Ana sofreu com essa entrega, mas em seu coração estava a nítida segurança de que ela recebera um filho do Senhor e que deveria cumprir o voto de entregá-lo para ser educado pelo sacerdote. Ana teve outros filhos e filhas, mas foi Samuel que se tornou um dos maiores profetas que o povo de Deus conheceu. Tudo começou com uma mulher que tinha um compromisso com Deus.
02 – A segunda mãe, é Joquebede, Uma mãe de coragem - mãe de Moisés. – Pouco se fala de Joquebede, ela era casada com Anrão que, aliás, era seu sobrinho, filho de seu irmão Coate e ambos eram filhos de Levi. (Êxodo 6:20 Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu a Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete. Números 26:59 A mulher de Anrão chamava-se Joquebede, filha de Levi, a qual lhe nasceu no Egito; teve ela, de Anrão, a Arão, e a Moisés, e a Miriã, irmã deles.)
O que gostaria de destacar é a coragem dessa mulher em sua época. Ela poderia ser considerada uma subversiva ou conspiradora nos nossos dias. O Povo de Israel estava cativo no Egito, eram escravos. Como estava se multiplicando, o Faraó Ramissés deu ordem as parteiras Sifrá e Puá, para matarem a todos os meninos que nascessem às mulheres hebréias (êxodo 1: 10 – 22). Elas desobedeceram ao Faraó e se ordenou que todos os egípcios jogassem os meninos hebreus no rio Nilo para que morressem afogados. Joquebede teve Moisés e o escondeu por 3 meses e depois fez um cesto como um pequeno barco e colocou o filho no Nilo bem na hora em que a Princesa ia tomar banho, e Miriã, irmã de Moisés, acompanhava a descida do pequeno barco pelo rio. O Choro do bebê chamou a atenção da filha de faraó que mandou suas acompanhantes irem buscar o cesto e o bebê. Sensibilizada com a situação, se encanta com o menino. Nisso aparece Miriã e lhe propõe ir buscar uma hebréia para amamentar o menino, o que é aceito pela princesa, e a própria Joquebede é contrata para amamentar a criança e depois de desmamado, seria adotado pela Princesa. O que ocorreu de fato. Foi com essa coragem que Joquebede pôde criar seu filho e ensinar sobre o Deus de Abraão, Isaque e Jacó e, mais tarde, ele se tornou o líder que tirou o povo da escravidão do Egito.

03 - Outra mãe é uma desconhecida. A mãe que busca o melhor para seu filho - O que sabemos a seu respeito é que era uma prostituta e que tivera uma criança há poucos dias. Não sabemos o nome de seu filho, apenas que ela o entregou a outra mulher caso tivesse que ver a sua criança ferida. Diz o texto sagrado que "O amor materno se aguçou por seu filho" (1 Reis 3: 16 - 28). Não sabemos o seu nome, mas, pouco importa, pois o que se fala a seu respeito é o suficiente para saber-se do que ela é capaz. Ela é uma prostituta que acima de tudo amava a seu filho. Ela não queria ver o seu filho morto e foi capaz de entregá-lo a outra para que nada de mal fosse feito a ele. Com isso aprendemos que o amor de mãe está acima de qualquer coisa ou condição social, ele sobrevive a tudo e a todas as circunstancias.

04 - Outra mãe que gostaríamos de citar é a mãe de Jesus, Maria. Ela tem sido citada no Novo testamento por 19 vezes, sendo 18 vezes nos evangelhos e 1 vez no livro de Atos. Por causa do domínio cultural exercido pela igreja Católica no Brasil, os Evangélicos evitam falar sobre a pessoa de Maria. O que não podemos é deixar de lado o fato de que ela foi uma mulher especial. Ela carregou em seu ventre o Salvador. Ela foi submissa ao projeto de Deus, mesmo sabendo que isso lhe seria doloroso (Lucas 1:38,46 - 55). O amor desta mulher é intenso mesmo quando ela tem que ver o filho na cruz. Contudo seu amor de mãe é sublime quando ela ao educar o seu filho sabia que ele tinha uma grande missão e que teria que trilhar o caminho do sofrimento.
CONCLUSÃO
Já que falamos de mãe, não podemos deixar de falar de milhares de mães que não geraram, mas adotaram, amaram, filhos do coração, ajudaram a criar sobrinhos, parentes, vizinhos e se dedicaram a tarefas maternais de amar crianças desconhecidas.
De fato nós sabemos que todas as mães são uma prova de amor e renuncia dentro do lar. Mas o principal papel que deve ter cada mãe dentro de sua família é o de ser Sacerdotisa, ou seja, buscar apresentar os seus filhos diante de Deus em oração e adoração ao Senhor.
Que Deus abençoe todas as mães.
Santa Cruz do Rio Pardo, 09 de Maio de 2010 - Rev. Ary Sérgio Abreu Mota
obs. Esta mensagem faz parte da série: A Sau Família Pode Ser Melhor - Mês da Família 2010