Seguidores

curtir

segunda-feira, 17 de maio de 2010

“QUANDO O AMOR FALA MAIS ALTO” LIÇÕES DO PERDÃO



Texto: Lucas 15: 11 - 32


INTRODUÇÃO
Há um provérbio popular que diz: “Não adianta chorar o leite derramado”, mesmo pessoas que não sabem nada de provérbios ou ditos populares, já conhecem esse ditado. Sua origem remonta ao vaqueiro (pessoa que tira leite) que desastradamente deixava a vaca esbarrar no balde e todo o leite de uma madrugada de trabalho acabava caindo em terra. Outra possível origem é fato de algumas donas de casa deixarem o leite fervendo nos antigos fogões à lenha e esse transbordava .Se refere, portanto, ao que não há solução ou remendo. Já está perdido.
Transição: Mas nos relacionamentos familiares devemos compreender que há solução quando se está em Cristo.
ELUCIDAÇÃO
Pródigo - Que despende com excesso; dissipador, esbanjador. (Dic. Aurélio)
Relato da parábola.

PROPOSIÇÃO: Não importa o quanto tempo passe, devemos tomar uma atitude de repensar a nossa vida, atitudes e relacionamentos.
Vamos verificar que ainda há tempo em nossa família a aprender uma antiga lição: Perdão

ARGUMENTOS
I – DEVEMOS REPENSAR AS ATITUDES E OS ERROS
- Na história o jovem queria seus bens. Seu Pai ainda não era morto. Poderia insinuar que seu pai não era importante para ele.
- A figura de um rapaz esbanjador e errante, arrogante e egoísta que se vê humilhado comendo com porcos.
Ilustrar - Paulo tinha "mudança de atitude" em mente quando descreveu a nova vida dos tessalonicenses. "Deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro" (I Ts 1.9). Veja os três elementos do arrependimento: voltar-se para Deus; abandonar o erro; propor-se a servir a Deus. É importante destacar que na língua grega os verbos "deixar", "converter" e "servir" de I Tessalonicenses 1.9 estão no tempo aoristo. E o que isso significa? Significa que o que aconteceu na vida dos tessalonicenses foi um ato completo, acabado e definitivo, iniciado pelo próprio Deus. Veja mais sobre isso num precioso comentário bíblico que o Dr. William Hendriksen fez desta passagem (Editora Cultura Cristã).
- Era necessário esse rapaz mudar o curso de sua história e repensar suas atitudes. Seria dolorido vai era necessário.
Ilustrar – Tempos atrás uma senhora chegou em meu escritório e me pediu ajuda. Ele desejava salvar o filho que estava totalmente escravizado à drogas. Quando fiz o contato com o centro de recuperação, os encarregados me disseram: Certifique-se que ele deseja realmente mudar de vida. Então o jovem veio ao meu encontro e eu lhe perguntei. Você realmente deseja mudanças? Ao que respondeu: “Sim eu me arrependo de ter entrado nessa vida e desejo mudança, me ajude a mudar por favor” Hoje ele está muito melhor. Sua mãe o ajudou a mudar. Não desistam, seus filhos vão ser impactados pelo poder do Espírito Santo, eles vão mudar. Amem.
II – DEVEMOS ABRIR O CORAÇÃO
- A imagem do Pai que abre o coração para o perdão.
A palavra “perdão” vamos nos valer da língua grega na qual o novo testamento foi escrito. Encontramos a palavra “Aphiêmi” e algumas variações que podem ser traduzidas como “cancelar, deixar, soltar, remir, desobrigar e não levar em conta”.
O Pastor e Psicólogo Fábio Damasceno em seu livro “A Psicologia do Perdão – IFC Editora” nos dá a seguinte definição: “Perdoar, em princípio, é liberar a culpa do outro e ficar no prejuízo.” Para explicar esta idéia, o autor desenvolve o seguinte raciocínio: Quando alguém que deveria nos dar afeto, amor, elogios, nos agride, ela acumula conosco uma dívida que vai para o “arquivo de cobrança” da nossa memória. Imaginemos que uma pessoa tenha 15 mil para receber, e tenha um débito com outras pessoas de 5 mil. Poderíamos dizer que esta pessoa está em ótimas condições financeiras. Mas, vamos supor que seus devedores não lhe paguem, ela estará em apuros, pobre e devendo.
Ilustrar – Na carta de Paulo a Filemon, ele pede a seu amigo e irmão que perdoe o escravo Onésimo, fujão e que lesou o patrão.
- Havia tempo para perdoar e restaurar uma vida na família. Esse era o momento certo para abrir o coração e liberar graça.

III – DEVEMOS TRANSPOR O CERCO DO RESSENTIMENTO
Amar quem nos aceita como somos é fácil, amar quem não causa dano é muito fácil, mas amar alguém que nos causa prejuízo é um desafio.
- O irmão mais velho não aceitar a restauração, seu coração é duro e sincero, ele é vitima de seu irmão e agora até seus bens estão sendo usados para recepcionar um rebelde. Qualquer pessoa tomaria a mesma atitude.
- Compreender o que “achar o perdido” e “reviver o morto”, não era tarefa fácil para alguém que não compreendia o amor.
- Um dos atributos de Deus mais difíceis de serem entendidos é o AMOR. É o mais falado e o mais explicado, mas talvez o menos entendido. Em 1 João 4:8 o amor é caracterizado como sendo a essência de Deus – “Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.
- Conhecer a Deus e demonstrar amor ao próximo tem o mesmo significado na mensagem bíblica: “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (I João 4:7).
Ilustrar – Na história de Jacó, quando este retorna com sua família para morar perto de seu irmão Esaú. Irmão que ele havia lesado e enganado e de quem fugir a vida toda, acaba acontecendo o perdão e restauração em nome do amor.

CONCLUSÃO
– Aprenda as lições do perdão
- Repense suas atitudes e erros.
- Abra o coração para restaurar
- Supere o cerco do ressentimento

Lembre-se, A sua família pode ser melhor

Santa Cruz do Rio Pardo, 16/05/2010
Rev. Ary Sérgio abreu Mota
Igreja Presbiteriana Independente de Santa Cruz do Rio Pardo
Mensagem ministrada no mês da família com o tema geral "A Sua Família Pode ser Melhor"