Seguidores

curtir

sábado, 21 de fevereiro de 2009

CARNAVAL. INDÚSTRIA DA ALEGRIA?

Uma das maiores e mais populares festas do mundo tem sido o carnaval. No nosso país tudo funciona melhor após o carnaval. No entanto, não somos a única nação que celebra tal festa. Ela está presente em diversas culturas e formas. Na sua origem, a festa carnavalesca nasce a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a idéia de "afastamento" dos prazeres da carne marcado pela expressão "carne vale", que, acabou por formar a palavra "carnaval". Consistia em festejos populares e em manifestações sincréticas oriundas de ritos e costumes pagãos, como as festas dionisíacas (do deus grego Dionísio, deus das festas, do vinho, do prazer), as saturnais (antigas festas em honra a saturno com muita promiscuidade), e as lupercais ( festa romana de purificação e de passagem de ano com a presença de prostitutas). Tais festejos se caracterizavam pela alegria desprovida de pudor, pela eliminação da repressão e da censura, pela liberdade de atitudes críticas e pelo erotismo. Tudo isso para extravasar as necessidades da “Carne” antes de chegar os dias de jejuns quaresmais.
O Carnaval no Brasil movimenta milhões de reais e se tornou uma indústria. Dizem que o carnaval é a "indústria da alegria". Mas será que a alegria proporcionada pelo carnaval é, de fato, uma alegria que brota do coração? Deve o cristão acolher a alegria gerada pelo carnaval?
A alegria na Bíblia é, sem dúvida, um resultado da ação do Espírito Santo, é colocada como fruto do Espírito. No Novo testamento nós encontramos 72 vezes o verbo "Alegrar" e 60 vezes a palavra "alegria". Portanto, o Novo testamento é um livro de alegria. A Alegria deve ser resultado da ação do Espírito Santo em nossa vida, pois é uma das características de seu fruto. Temos diversos motivos para mantermos essa alegria que não é fingida, mas brota do íntimo. O Reino de Deus além de justiça e paz, é feito de alegria no Espírito. E os cidadãos do reino devem ser pessoas alegres. (Provérbios 15:13, 17:22; Filipenses 3:1; Filipenses 4:4; 1 Tessalonissenses 5: 16).
Não precisamos da alegria da “indústria da alegria”,não precisamos da alegria das drogas e das bebidas. Tais “alegrias” só trarão decepção e frustração aos filhos de Deus. A alegria não deve ser gerada por bebedeiras, orgias e erotismo mas ela deve brotar de uma atuação profunda do Espírito Santo em nossa vida. Não importa o momento que vivamos. Se difícil, se fácil, se momento de privações ou de abundância. O que importa é que o Espírito Santo nos torna alegres em toda e qualquer circunstância.
Desta forma, o cristão não deve acatar a alegria do mundo, pois os que são de Cristo, já crucificaram a carne e suas paixões. (Gálatas 5:24).
Deus nos abençoe.
Rev. Ary Sergio Abreu Mota