Seguidores

curtir

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

" UMA VISÃO ESPECIAL DE DEUS..."

II Reis 6: 8 - 23
INTRODUÇÃO:
Dos cinco sentidos da percepção humana, (visão, audição, paladar, olfato e tato), a visão é a que determina a ação de qualquer indivíduo.
Quantas vezes nós cristãos somos acometidos de cegueira espiritual. Parece que Deus deixou de agir. Não temos mais como investir em determinado campo. Não podemos crescer porque não temos dinheiro. Não podemos expandir nossos territórios porque falta obreiro.

ELUCIDAÇÃO:
Eliseu era o profeta de Deus, que quando o Rei da Síria fazia uma emboscada contra o Rei de Israel, Eliseu denunciava e o Rei de Israel se salvava. O Rei da Síria quis saber o que acontecia e desconfiou até dos próprios soldados e perguntou a eles quem delatava as emboscadas. Eles disseram ser o profeta de Deus que se encontrava em Dotã. Por essa razão o Rei mandou prender e matar Eliseu. O Rei não contava com a visão especial de Deus que é própria de seus ministros.
TRANSIÇÃO: Através da História de Eliseu percebemos a necessidade de uma visão especial de todos os fatos.

ARGUMENTOS
01 - QUEM TEM A VISÃO ESPECIAL DE DEUS SABE ENFRENTAR AS CRISES - V. 14 E 15
- O Rei da Síria enviou para Dotã, lugar onde estava o homem de Deus, Eliseu, cavalos, carros e fortes tropas, e cercaram a cidade. Um homem cercado.
- Não é assim que muitas vezes nos encontramos? Muitas vezes somos cercados pelos problemas e pelas lutas e parece que vamos sucumbir. Naufragar.
- O pecado pode, muitas vezes, ser identificado como o Rei da Síria. Em Hebreus 12:1 "diz que o pecado tenazmente nos assedia". Em 1 Pedro 5:8 diz: " que o nosso adversário ruge como um leão, procurando a quem possa tragar".
- Outra dificuldade que enfrentamos é realizarmos a obra de Deus e nos acharmos estatisticamente fracos.
- Ilustrar: Quando Paulo, em sua segunda viagem missionária, estava na Região Frigo-Gálata ele encontra o jovem Timóteo e o leva consigo e eles são impedidos de pregar o evangelho na Ásia. Tentam pregar na Mísia e em Bitínia, mas o Espírito os impediu. Eles vão para Trôade e de lá uma visão os conduz para a Macedônia. E primeira vez que o evangelho é pregado na Europa. (Atos 16: 6 – 10). Depois de ter a visão de Deus, Paulo e seus companheiros concluem que Deus os estava chamando para pregar na Europa, entre os macedônios (v.10).
- Há outros adversário que nos cercam: são problemas familiares, problemas econômicos, problemas de saúde etc.
- Há grandes adversários para enfrentar.

02 - QUEM TEM A VISÃO ESPECIAL DE DEUS SABE QUE DEUS ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS COISAS. V.16
- Naquele momento difícil o profeta de Deus, não vacilou um só momento. Ele estava confiante: "Mais são os que estão conosco", animava ele o povo.
- Conosco está o Senhor - sua palavra, sua graça, seu Espírito Santo e seu poder (Salmos46: 1 e 9 "Deus é o nosso refúgio e fortaleza... Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus"
- É interessante observar que Eliseu via ao seu redor, carros de fogo. O Rei da Síria enviou apenas carros.
- Em I João 4:4 encontramos "maior é que está em nós do que o que está no mundo" - Parece que Eliseu conhecia muito bem o que quer dizer esse texto.
· Ilustrar: Conta-se que no século XVIII alguns universitários moranianos vendiam a si mesmos como escravos para os países não cristianizados. Esta era a única forma de entrar naqueles países. Na despedida seus parentes em lágrimas diziam àqueles que nunca mais veriam: “Que a eternidade nos revele os frutos da vossa renúncia.”

03 - QUEM TEM UMA VISÃO ESPECIAL DE DEUS SABE ABRIR OS OLHOS DOS SEUS CONTEMPORÂNEOS - V 17
- Em resposta a oração de Eliseu, Deus abriu os olhos de Geazi.
- É preciso que Deus abra os nossos olhos. Quantas vezes estamos vendo só problemas. Infelizmente muitos cristãos têm os olhos fechados, e não têm visto as possibilidades do Senhor. É preciso que Deus toque os nossos olhos e diga "EFATÁ - ABRE-TE".
- Queremos hoje que, dos nossos olhos, caiam as escamas da incredulidade, e vejamos claramente.
- ILUSTRAR - Marcos 8: 22 Então chegaram a Betsaída. E trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse.
- 23 Jesus, pois, tomou o cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
- 24 E, levantando ele os olhos, disse: Estou vendo os homens; porque como árvores os vejo andando.
- 25 Então tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos; e ele, olhando atentamente, ficou restabelecido, pois já via nitidamente todas as coisas.
- 26 Depois o mandou para casa, dizendo: Mas não entres na aldeia.
Coitado do cego. Ele não sabia que árvore não anda. Ainda sua visão era deturpada. Jesus precisou tocar-lhe novamente para que enxergasse plenamente.

04 - QUEM TEM UMA VISÃO ESPECIAL DE DEUS VÊ OS RECURSOS CHEGAREM DOS CÉUS - V. 17
- O monte estava cheio de cavalos e carros de fogo.
- De onde vieram esse cavalos e carros de fogo? O Rei da Síria também mandou cavalos e carros, mandou tropas, e montou um cerco em volta de Dotã, mas Deus mandou seus cavalos e carros de fogo. Isso é maravilhoso. Aleluia!
- Deus quer nos acudir, quer nos socorrer, quer suprir as nossas necessidades. Ele é poderoso para fazê-lo. Hoje pode enviar suas carruagens de fogo para nos atender.

CONCLUSÃO
A Falta de visão fez os espias condenarem a terra prometida – vimos os gigantes, terra que devora seus moradores, éramos como gafanhotos (Números 13:25-30
A Falta de visão fez Acabe hesitar durante 3 anos em conquistar Ramote Gileade, e quando foi à luta, foi por falsas ilusões de conquistas e acabou sendo uma catástrofe
A falta de visão de Deus fez o povo tremer diante das ameaças de Golias. O povo só fazia a estatística da massa física.
O Rei da Síria foi envergonhado. Deus batalhou pelo seu povo. Queremos ser uma igreja, cristãos, pessoas de olhos abertos.
Hoje os carros de fogo de Deus estão ao nosso redor. Tudo isto foi resultado das orações de Eliseu. Deus age em resposta às orações de seus filhos.
Uma indústria de calçados enviou dois assessores a Índia. Cada um deveria percorrer as mais diversas regiões para ver o interesse do povo nos novos modelos de sapatos. Os relatórios foram o seguinte.
1 – O primeiro dizia, suspenda a produção cancelem o projeto. O povo daqui não usa sapatos.
2 – O segundo dizia. Dupliquem a produção e vamos investir neste mercado com uma grande propaganda. Aqui todos vão sentir necessidade de usar nossos sapatos.


Rev. Ary Sergio Abreu Mota