Seguidores

curtir

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

DINHEIRO É COISA SÉRIA

Nos últimos anos tenho refletido muito sobre os compromissos que assumimos como membros da Igreja de Cristo. Prometemos sustentar a igreja moral e financeiramente. No entanto, temos visto que os cristãos hoje estão mais preocupados em participar de uma igreja como se fossem a um “Supermercado espiritual” e compram bênçãos, milagres e prosperidade. Esquecem-se de que a igreja existe para glorificar a Deus e não para obrigá-lo a servir um grupo de pessoas egoístas e antropocêntricas.
Navegando pela internet tive a curiosidade de fazer uma pesquisa despretensiosa com o tema “Dinheiro fácil” e uma lista com 720 mil páginas surgiu propondo levar as pessoas a ter lucro fácil apareceu. Isso demonstra que a obsessão por ganhar dinheiro tem atingido proporções epidêmicas na sociedade contemporânea. Há pessoas que estão tão obcecadas por ganhar dinheiro que nem elas e nem os seus filhos e netos, se deixarem de trabalhar, iriam conseguir gastar tudo o que ganharam.
Um dos temas mais recorrente na história da igreja tem sido o das “contribuições”. A igreja contemporânea tem demonstrado evidências de que foi contagiada com o “vírus” da avareza. Um sintoma dessa enfermidade espiritual é que muitas igrejas têm sentido dificuldade de manter seu ministério por falta de contribuição (Não estou aqui me referindo a nenhuma igreja específica). A despeito de seus membros terem melhores qualificações, melhores empregos, maiores salários e maior qualidade de vida, ainda é pequena a generosidade e a liberalidade nas contribuições.
A avareza é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo descontrolado, uma cobiça de bens materiais e dinheiro. É sinônimo de ganância. É também o medo de se perder algo que já possuímos. Tenho encontrado muitos ricos avarentos e muitos pobres que sofrem desse mal. Um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas não contribuem com a igreja, reside no fato de que são avarentos e nem sabem disso.
No entanto, tais cristãos só estão se tornando avarentos por não saberem lidar bem com o dinheiro. Falta-nos uma compreensão de que tudo o que temos vem do Senhor e pertence ao Senhor. Somos apenas administradores do que pertence a Deus.
Abaixo damos algumas dicas para lidar bem como dinheiro de Deus:
1 – Reconheça que tudo que você possui é de Deus:
Salmos 24:1 “Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela contém, o mundo e os que nele habitam.”
2 – Adore a Deus com as primícias, ou primeiros frutos, de seu trabalho. Provérbios 3:9 “Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;”
3 – Não coloque seu coração nos bens ou no dinheiro.
Lucas 12:34 “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
4 – Seja um dizimista consciente:
Malaquias 3: 10 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
5 – Contribua com as boas causas: Missões, necessitados e entidades.
II Coríntios 9: 6 e 7 “E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria.”
6 – Encare o dinheiro como um meio e não um fim.
I Timóteo 6:10 “Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
O meu desejo é que Deus lhe dê sabedoria e compromisso cristão para lidar com o dinheiro como coisa séria na sua vida.
Deus o abençoe.
Rev. Ary Sérgio Abreu Mota




Para reflexão: Lucas 12:34 “porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”

Textos de Apoio: Lc 12: 22 – 34; Pv 3: 1 – 10; II Co 9: 1 – 12; Sl 24: 1 – 10; II Tm 6: 3 – 11; Mt 6: 19 – 34; I Rs 21: 1 – 16
Questões para reflexão:

O que esta mensagem tem com a minha vida?

Eu preciso mudar um hábito ou uma visão?

Como deixar o Espírito agir em minha vida?


MINHA ORAÇÃO: _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________