Seguidores

curtir

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

SONHAR É COISA SÉRIA

Final de ano é tempo de se falar de sonhos, de se fazer planos, mas, que tipo de plano? Onde estão depositados esses sonhos? A maioria deles tem origem no coração do homem e visa ao seu próprio interesse e não ao de Deus. Nós somos o povo da promessa, das promessas firmadas no Deus imutável; Ele espera que sonhemos com elas. Muitos vivem e morrem por sonhos mesquinhos e egoístas. Para muitas pessoas viver é ganhar dinheiro, é ter conforto, é colecionar diplomas e troféus, é beber todas as taças dos prazeres terrenos. Há muitas pessoas que estão embriagadas por devaneios. Alimentam-se de vaidade, nutrem a alma com a loucura do pecado. Esses, não morrem pelos seus sonhos, mas se preciso for, mentem, corrompem, e matam para realizar seus desejos tresloucados. Assim, os sonhos se transformam em pesadelos.
O Rev. Martin Luther King Jr.,pastor Batista americano e assassinado em 1968, pregou o seu mais famoso sermão para uma grande multidão sobre o tema: “I have a dream”, “Eu Tenho um Sonho”. Seu grande sonho era ver a igualdade de direitos nos Estados Unidos entre brancos e negros. Ele viveu e morreu como mártir por esse sonho. Seu sonho era o sonho de um povo. Sua causa era uma causa que latejava no coração de uma nação. Recentemente sua filha declarou que seu pai ficaria orgulhoso de saber que um negro foi eleito presidente de seu País.
Em dias de preocupações e de medo das conseqüências da grande crise econômica que atinge o mundo inteiro, muitos podem ter os seus sonhos sufocados. Em dias de desconfiança nas autoridades e na segurança pública, muitos podem perder a alegria de sonhar.
O problema dos que se encontram sem condições de sonhar é que, muitas vezes, sequer percebem sua situação; entretanto, suas atitudes demonstram o que sentem. Podemos ver isso na história do povo de Israel. Um povo que conheceu os sonhos de Deus e os perdeu no meio do caminho. O Salmo 137 retrata a condição desse povo destituído de sonhos. "Às margens do rio de Babilônia nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas." Aqueles que não sonham são desanimados e, para eles, tudo se torna muito difícil. Vivem um constante cansaço de alma. Israel estava assim: seu povo ficava assentado às margens do rio, lamentando sua condição, numa atitude que desagradou a Deus, porque não era fruto de fé - e tudo o que não provém de fé é pecado. Israel chorava porque estava frustrado. Muitos estão assim e, dia após dia, vivem lamuriando e lamentando sua condição.
Mesmo que os nossos sonhos sejam roubados, destruídos, frustrados, ainda assim é possível que eles sejam restaurados. A Bíblia relata a história de uma mulher que tinha tudo para ser uma pessoa frustrada, insatisfeita, acomodada. Sua condição de vida era parecida com a do povo de Israel no exílio; não havia mais esperança, mas ela resolveu sonhar. Doze anos de sonhos frustrados não foram suficientes para lhe impedir de lutar. Enferma, sem dinheiro, sem esperança, ela se apega ao único que pode restaurar seus sonhos. Ela toca as vestes de Jesus e é curada (Lc 8: 43 – 48). Se, como cristãos, desejamos estar no centro da vontade de Deus, precisamos sonhar com ele e deixar que o Espírito Santo gere em nós os Sonhos do Senhor. E o nosso Deus promete cumprir em nós, e através de nós, infinitamente mais do que tudo o que sonhamos. “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” ( Sl 37: 4 e 5).
Bons sonhos.
Rev. Ary Sérgio Abreu Mota




Reflexão: "Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha! Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo." (Sl 126).