Seguidores

curtir

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

POVO FUR - EU ADOTEI ESSE POVO

O Povo FUR é uma das tribos que se encontram na região mais a oeste do Sudão, o maior país da África. Essa tribo empresta o seu nome a região, que é muito conhecida pela pior crise humanitária atual




mente em curso, a crise de DARFUR - "DAR" tem o sentido aproximado de "casa, propriedade, terra etc", enquanto que "FUR", como já mencionamos, é o nome da tribo. Com a associação temos literalmente "A casa dos FUR". Sua religião: Islamismo e animismo.

O país é dominado por população de origem árabe, enquanto a região do Darfur é constituída por povos de origem africana, tribos nômades e outras etnias. A região foi independente até 1917, altura em que foi incorporada pelo Sudão.

Trata-se de um território com cerca de 500.000 km2, sendo uma região praticamente desértica, cuja principal fonte de recursos é a agricultura, o petróleo, o urânio e o cobre. Mais de 700.000 pessoas do povo FUR ainda não possui Bíblia, programa de rádio ou gravações evangélicas, trabalho social ou missionário.
Em fevereiro de 2003 – início do genocídio – até Abril de 2006 já morreram no mínimo 450 mil pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde; e mais de dois milhões foram obrigados a deixar seus lares, que depois foram queimados – milhares de ruínas são claramente visíveis em mapas on-line via satélite como o “Google Maps”.
O conflito de Darfur é um conflito armado entre a milícia janjaweed – que significa literalmente “diabo montado a cavalo” - e o povo Fur. Os janjaweed são africanos árabes, apresentando uma pele mais clara do que os fur; os janjaweed tem interesse em exterminar os fur por serem uma etnia diferente, por ocuparem um território significativo e por terem certos recursos. Há estupros sistemáticos de mulheres e meninas de todas as idades, muitas sendo violentadas dezenas de vezes por diferentes homens; quando concebem um filho que é fruto da violência dos janjaweed torna-se evidente pelos traços claros da criança, que logo é reclusada socialmente pelos próprios fur, pois é considerada janjaweed também. As Nações Unidas não consideram o ocorrido em Darfur como um genocídio – o que significa limpeza étnica, extermínio de uma etnia por completo – e por isso não se envolvem como deveriam no conflito. Segundo as próprias Nações Unidas, “há uma aparente falta de intenção genocida”. O governo do Sudão já tentou vários acordos fracassados com diversos grupos rebeldes que possuem papel sangrento no conflito; todos foram assinados e nenhum deles cumprido.


DESAFIOS DE ORAÇÃO

1 – Para o fim dos conflitos armados e do genocídio.
2 – Para que Deus levante igrejas que adotem esse povo e que envie missionários.
3 – Para que a mídia se interesse por essa região e que mostre ao mundo o que, de fato, está acontecendo.
4 – Para que esse povo receba a Cristo.


Mais informações e Adoção desse povo: http://www.miaf.org.br/