Seguidores

curtir

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ONDE FOI PARAR O CARÁTER

Anos atrás acompanhei um pastor ao escritório do tesoureiro de sua igreja. Tratava-se de um advogado que imediatamente convidou o pastor para entrar em sua sala e, enquanto o atendia, o telefone tocou e o Advogado orientou um cliente a fazer algo extremamente desonesto para economizar dinheiro junto ao imposto de renda. O Pastor perguntou ao irmão se aquilo não era algo inadequado para um homem comprometido com Deus. O advogado respondeu que ele era crente da porta para fora e que dentro de sua sala ele era apenas advogado.
Tenho ouvido muitas histórias como estas e eu mesmo, tenho visto acontecer todos os dias. São cristãos que sonegam impostos, são políticos cristãos que se envolvem em negócios escusos e fraudulentos, são estudantes que colam em suas provas, são pessoas consumindo produtos dentro de supermercados para não pagar, trocando etiquetas para pagar menos e coisas semelhantes.
O que parece acontecer é que as pessoas se tornaram ritualistas em sua fé. Ser cristão passou a ser apenas adotar alguns dogmas e rituais litúrgicos. O caráter cristão não pode ser restringido às atividades eclesiásticas. Deve ser exibido em todos os lugares. Fazer ar de consagrado durante os cultos e ser uma pessoa maldosa e cruel fora dos cultos é um contra-senso. É óbvio que lugares diferentes pedem administrações diferentes e até mesmo posturas diferentes. Houve um tempo em que eu era pastor de uma igreja, presidente de um conselho municipal de segurança e fazia parte de uma secretaria da igreja nacional que coordenava as ações pastorais. Eram três atividades diferentes, mas em todas elas precisava mostrar que era cristão, ou seja, dar um bom testemunho com minha vida que demonstrasse com a minha atitude e conduta que Cristo está na minha vida. Os papéis eram diferentes, mas no desempenho dos três, eu e sou cristão.
Em alguns lugares e em alguns momentos é mais difícil mostrar o caráter de Cristo na nossa vida. Mas é preciso mostrá-lo em todos os lugares. Não se pode ser santo na igreja e um demônio em casa. Não se pode ser consagrado na igreja e “desbocado” no trabalho. Não se pode ser amável na igreja e um autêntico endemoninhado no trânsito e no trabalho. O cristianismo não é algo que acontece num determinado dia, num determinado lugar, sob o comando de determinadas pessoas. É uma fé que se transforma num estilo de vida e em um caráter. E o caráter cristão se manifesta na igreja, na empresa, na escola, em casa, no trânsito, em todo lugar.
Precisamos discernir que a nossa vida em Cristo deve ser vivida de maneira santa. Em Gálatas 2:20, Paulo diz: “ logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Desta forma, não sou eu quem vive, mas Cristo que vive em mim. Quando você se deparar com alguma situação que o obrigue a tomar uma atitude duvidosa faça a seguinte pergunta a si mesmo: “Como Jesus agiria nesta situação?”. Penso que muitas de nossas atitudes seriam mudadas, pois o próprio Jesus não agiria assim.
Por fim, devemos lembrar de I João 5:19: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” Desta maneira, entendemos que primeiro: Pertencemos a Deus. Segundo: o mundo está sob a influência espiritual do mal e que, portanto, seus valores são contrários ao que Deus deseja.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos use.

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota



“... logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gálatas 2:20

Textos de Apoio: I Pe 1: 13 -21; Jo 17: 10 – 26; 1 Jo 5: 13 – 19; Ef 1: 3 – 14; Rm 12: 1 e 2; Hb 12: 14 -17 e Gl 2: 19 - 21


Questões para reflexão:

O que esta mensagem tem com a minha vida?

Eu preciso mudar um hábito ou uma visão?

Como deixar o Espírito agir em minha vida?


MINHA ORAÇÃO: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________