Seguidores

curtir

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

- “...VOU DEIXAR A VIDA ME LEVAR PRÁ ONDE ELA QUISER ...”




Às vezes fico a pensar em quantas coisas ouvimos e vemos diariamente. São acontecimentos políticos, catástrofes, acidentes, violência urbana, consumo de drogas, sexo livre, doenças incuráveis e, como se não bastasse tudo isso, ainda surgem filosofias religiosas e sociais que tentam nos ditar normas e costumes. Fico imaginando: Se Jesus estivesse em meu lugar, como ele reagiria a certas afirmações? Como Jesus reagiria a certa pressão social que nos conduz ao erro?
Tempos atrás, os jovens foram estimulados a deixar que a “...vida os levasse para onde ela quisesse...”, foram milhares de jovens e até adultos que se diziam capazes de navegar para onde a correnteza está levando.
Olho para Palavra de Deus e não encontro base bíblica para uma filosofia como essa. É certo que vivemos tempos difíceis, mas também vivemos tempos em que Deus está ao alcance. O profeta Isaías afiram “buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto...” (Is 55:1). De fato, não devemos tomar a atitude de apenas nos deixar levar pelo vento ou pela vida, a mercê da sorte.
O livro de Provérbios é cheio de sabedoria e nele encontramos “Há caminhos que parecem direito ao homem, mas o fim deles é a morte” (Pv 14:12). Quantas vezes a vida nos conduz para caminhos de morte? São pressões sociais, são pessoas que nos dão falsos conselhos, promiscuidade, idolatria, drogas, violência etc. Quanta morte.
Certa ocasião, um discípulo de Jesus chamado Tomé pediu ao Senhor que lhe mostrasse um caminho. Ao que respondeu o Senhor: “Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” ( Jo 14:6). Desta forma, não devemos deixar espaço em nosso viver para nos deixarmos conduzir pelos ventos da vida, pelas tendências sociais, políticas e filosóficas de nosso tempo.
A vida humana só terá real sentido de existir se vivida com Deus e para Deus. O absurdo é nos deixarmos levar pelo caos humano e não nos deixarmos guiar pelo Espírito Santo de Deus. Paulo diz: “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” (Rm 12:2). Sendo assim, não podemos concordar com o poeta moderno que se diz “levado pela vida”. Vida boba essa, vida vazia, vida sem sentido, vida sem Deus. Jesus sim, “veio para dar vida e vida abundante” (Jo 10:10).
Contudo, é preciso tomar uma atitude corajosa para vencer o caos. Abrir o coração e permitir que Deus gere em nós a “vida nova em Cristo”. Somente assim a vida será bem vivida, e completamente livre no Senhorio de Cristo.
Que Deus o abençoe.
Rev. Ary Sérgio Abreu Mota




“Há caminhos que parecem direito ao homem, mas são caminhos de morte” Provérbios 14:12

Textos de Apoio: Sl 1; Jo 14: 1 – 6; Is 55: 1 – 6 ; Ec 12: 1 – 8; Rm 12: 1 – 3; Ef 2: 1 – 10; Jo 10: 1 – 10

Questões para reflexão:

O que esta mensagem tem com a minha vida?

Eu preciso mudar um hábito ou uma visão?

Como deixar o Espírito agir em minha vida?


MINHA ORAÇÃO:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________