Seguidores

curtir

terça-feira, 19 de março de 2013

PÁSCOA. UM SACRIFÍCIO ESPECIAL


Um soldado começou a gritar e acenar com os braços para o pequeno grupo de prisioneiros... O grupo de prisioneiros de guerra que estava trabalhando na construção da Ferrovia da Birmânia durante a segunda guerra mundial, quando um dos guardas japoneses gritou que uma das enxadas tinha desaparecido. O soldado fez questão de saber qual dos prisioneiros havia furtado ou escondido a enxada.

Ernest Gordon, autor do livro "Um milagre no Rio Kwai" conta essa história verídica.  O soldado então começou a enfurecer-se, entrando numa paranóia de fúria, e ordenou que o culpado desse um passo a frente. Ninguém se mexeu. "Todos morrer! Todos morrer!" ele gritava, preparando e apontando a arma em direção aos prisioneiros. Naquele instante, um homem deu um passo para frente e o guarda o surrou até a morte com o cabo de seu rifle. Quando eles retornaram ao acampamento, as ferramentas foram contadas novamente e nenhuma enxada estava faltando.

Aquele soldado anônimo sacrificou a sua vida para que seus companheiros pudessem viver. Muitos outros soldados tiveram a mesma atitude. Isso é chamado de "sacrifício extremo". Qualquer um reconhece que tal ato é nobre e bom. Por quê? Porque não há nada mais precioso do que dar a própria vida por alguém. Jesus disse: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos"( João 15:1)

É por isso que admiramos mártires cristãos desde Estevão (Atos 7) até missionários de hoje em dia que são mortos pelo esforço de tentar levar a mensagem de Deus em lugares perigosos. É por isso também que respeitamos pessoas que passam a vida a serviço dos pobres e necessitados. Admiramos aqueles que são capazes de entregar-se a uma causa ou em favor de conhecidos ou desconhecidos.

            A páscoa nos faz pensar que, na cruz, Jesus entregou sua vida por nós, morreu em nosso lugar. Todavia, a sepultura não foi capaz de conter o melhor da história. No dizer de L. Boff “...a grama não teve tempo de crescer ao redor da sepultura de Jesus”, a ressurreição era plano de Deus... De fato, esse milagre é maior que o milagre do Rio kwai, em que o soldado desconhecido deu sua vida por seus companheiros de prisão. Jesus, ao dar a sua vida, pagou o preço por nossos pecados. Na visão do profeta “...o castigo que nos traz a paz...”( Isaias 53:5)  é o real sentido da páscoa.

            Não fosse o milagre da morte e ressurreição de Jesus, não estaríamos aqui  a  falar do amor de Deus.  Fomos salvos por esse sacrifício do “cordeiro que tira o pecado do mundo” (João 1:29).  Na visão de João, em apocalipse, os anjos cantam “Digno é o cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra , e glória,  e louvor” (Apocalipse 5: 12).

            Por fim, cito as palavras do teólogo Stanley Jones: “Nosso evangelho não termina num cadáver, mas num Conquistador; não numa tumba, mas numa vitória”.

Aleluia, Jesus Ressuscitou!

               

                                                                                                              Rev. Ary Sérgio Abreu Mota