Seguidores

curtir

sexta-feira, 25 de março de 2011

UM HOMEM DO CORAÇÃO DE DEUS


Atos 9: 10 -19
INTRODUÇÃO
Exatamente neste momento, enquanto estamos aqui reunidos, enquanto sentamos nestes confortáveis bancos, milhares de coisas estão acontecendo. Violência, extermínios nas grandes cidades, furacões ou tornados, vulcões, guerras, carros bombas etc. Só Deus pode nos ajudar.
Mas o que Deus espera dos homens na face da terra?
O que Deus espera dos homens crentes nesse dia?
ELUCIDAÇÃO
Dá-se muita ênfase à vida de Paulo. Mas foi Ananias que foi fundamental na vida do apóstolo. Seu trabalho é silencioso, mas é um dos mais significativos. Vejamos as razões:
Conforme tradição Ananias foi bispo em Damasco e morreu como mártir cristão. Paulo ao descrevê-lo mais tarde, diz: “Um homem chamado Ananias, piedoso conforme a lei, tendo bom testemunho de todos os judeus...” Atos 22:12 Era um homem íntegro, um bom caráter, de oração.
TRANSIÇÃO – Assim como Ananias que era um homem simples foi capaz de ouvir, entender e obedecer a voz de Deus, assim o Senhor espera de seus filhos hoje.

ARGUMENTOS
01 - UM HOMEM DE DEUS CAPAZ DE RESPONDER POSITIVAMENTE A DEUS . V. 10
Muitos são capazes de ouvir, mas poucos respondem positivamente.
Ilustrar - Isaias respondeu positivamente Isaias 6: 1 – 9 “Eis-me aqui envia-me a mim...”
Ilustar – Gm 12: 1 – 3 Abrão sai da terra e povo e vai em direção ao desconhecido

02 -UM HOMEM DE DEUS É CAPAZ DE OUVIR A DEUS NOS MÍNIMOS DETALHES V. 11,13

- é tão difícil termos paciência e a fé de que Deus nos guiará nos detalhes da nossa missão, vida e profissão, levando-nos à sua perfeita vontade.
Ilustrar - Noé ouviu com paciência e esperou 120 anos até cumprir a ordem de Deus (Gn 6) cada medida, cada determinação, cada centímetro deveria ser respeitado. Era uma planta. 120 anos a construir em cima da planta de Deus.
Ananias ouve de Deus os mínimos detalhes do coração de Deus. Ouvir é uma das principais características do Ser humano. (cinco sentidos).
Quando se está atendo ao que Deus deseja passamos a ouvi-lo pela fé.

03 - UM HOMEM DE DEUS É CAPAZ DE CRER NO QUE DEUS QUER FAZER NA VIDA DOS IRMÃOS V. 13-16
Às vezes temos dificuldades em crer na conversão de certas pessoas, , mais ainda, na possibilidade de Deus fazer uso delas. Apesar de tudo o que Paulo era, Ananias sabia do poder de Deus. Para salvá-lo e usá-lo.
- Não era fácil para Ananias superar preconceitos e até o medo, para fazer o que Deus deseja. Saulo trazia cartas do Sumo Sacerdote para prender os do caminho (cristãos (At 9:1,2).

04 - UM HOMEM DE DEUS É CAPAZ DE ORAR PELOS ESCOLHIDOS PARA AS GRANDES OBRAS V. 17,18
_ Quando se está sob a autoridade de Deus, somos revestidos de um poder especial para orar pelas pessoas. Abençoar os novos. Esse poder nos dado por Jesus Cristo “Este sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expilirão demônios, falarão novas línguas, pegarão em serpentes, e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre os enfermos, eles serão curados” Marcos 16:16-18
- É maravilhoso poder abençoar os outros ministérios e outros irmãos, sem ficar enciumados. Quando o Senhor Jesus foi elevado às alturas ele prometeu:
Em Atos 1:8 “mas receberei poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém, em toda Judéia e Samaria e até aos confins da terra”
CONCLUSÃO
Os homens de Deus não são apenas aqueles que têm a unção da Palavra, os que lutam com os demônios, ou aqueles que têm muitos dons. São também aqueles que ouvem a voz de Deus e respondem ao seu chamado; aqueles que crêem no poder de Deus na vida das pessoas e daqueles que sabem ver o irmão ser abençoado.
Ilustrar – William era apenas um sapateiro crente na Inglaterra. Ele fez um mapa mundi de sobras de couro. Começou a orar pelo mundo não evangelizado. Desenvolveu um projeto ambicioso de levar o evangelho para a Índia pagã. Sua igreja não o apoiou e ele levantou sustento e foi em busca do povo que Deus tinha colocado em seu coração. Nem a morte precoce de seu filho e e de sua esposa o fez desistir da causa de Deus. Até hoje ouve-se o testemunho de William Carey o primeiro missionário a chegar à Índia. Um homem de Deus.
Que Deus levante muitos Ananias em nosso meio.
Apelo; Para que homens se consagrem em oração e atitde.
Pregado em 26/05/2009 na IPi de Santa Cruz do Rio Pardo