Seguidores

curtir

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

ANOREXIA BÍBLICA


Você sabe o que significa a palavra “Anorexia”? Segundo o dicionário, é a redução, falta ou a perda de apetite. No mundo da moda, algumas modelos se martirizam, esforçando-se para alcançar um padrão de beleza e não perderem o seu espaço nas passarelas. A psicologia classifica como doença emocional. Normalmente uma pessoa anoréxica fica com um peso 80% abaixo do normal e continua se achando gorda. Entre mulheres jovens e adolescentes a incidência da anorexia é maior. Quase todas as pessoas atingidas por esse mal são estimuladas pelo padrão de beleza que é difundido pela mídia. A pessoa magra é que é vista como bela. Por causa disso, muitas jovens morrem vítimas dessa doença.
Quando olhamos para a igreja cristã, percebemos que não tem sido muito diferente. Muitos crentes, procurando satisfazer os padrões dessa sociedade corrompida, estão passando fome da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo, há vários séculos, já havia alertado ao jovem pastor Timóteo sobre este mal: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. (2 Timóteo 4:2).
Hoje, muitos preferem ouvir boas músicas e o testemunho de algum “ex”. Outros correm de um lado para o outro com o desejo de ouvir as últimas profecias dos “profetas de plantão” ou, as novidades do momento nas igrejas pelo mundo. Parece que nossa geração procura a igreja como se fosse a um supermercado de produtos espirituais. Busca-se a melhor oferta e o mais extraordinário dos pregadores. Há pouca profundidade de ensino e muita subjetividade na fé. A Bíblia tornou-se uma espécie de talismã que deve ser lida em situações de risco e necessidade, mas não é tida como um alimento diário que nos dará crescimento e fortalecimento.
O mês de outubro é marcado pelas comemorações do aniversário da Reforma. Em 1517, no dia 31 de outubro, Martinho Lutero escreveu 95 teses, confrontando a igreja da época e, as afixou nas portas da catedral de Wintemberg, na Alemanha. Uma das bases do Movimento Reformado que começou na Europa no século de XVI, do qual somos herdeiros, é o “Livre exame das escrituras”. Naquela ocasião, somente o clero - padres, bispos e demais sacerdotes, é que poderiam ler e interpretar a Palavra de Deus. Lutero, não somente passou a valorizar a leitura da Bíblia pelos leigos, como a traduziu para o alemão e a colocou nas mãos do povo. Desta maneira, o povo evangélico, na época chamado de protestante, nasceu sob a bandeira da redescoberta da Bíblia como Palavra de Deus para leitura e aplicação na vida diária.
Atualmente, temos visto cristãos que possuem vários exemplares da Bíblia em suas casas, mas que são incapazes de buscar nela instruções para a vida cotidiana. Podemos concluir que tais cristãos, tornaram-se anoréxicos em relação à palavra de Deus. O resultado de tanta escassez espiritual é que temos visto tantos cristãos raquíticos, cadavéricos, que não evoluem e ficam correndo de um lado para o outro, procurando migalhas de espiritualidades, que, muitas vezes, lhes são oferecidas em conta gotas, através de testemunhos, campanhas, shows de músicas- gospel e outros eventos.
Contudo, não desejamos menosprezar o valor que os novos ministérios têm na vida da igreja. As músicas, as campanhas, os testemunhos e eventos sempre tiveram sua importância nas celebrações e na vida da igreja, porém, jamais devem substituir o ensino e a efetiva aprendizagem da Palavra de Deus. Quando o salmista declara: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para meus caminhos” (Salmos 105), afirma que a Palavra de Deus é para ser aplicada no nosso dia-a-dia.
Que o Espírito Santo nos ajude a nos alimentarmos da Palavra da Verdade.

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota