Seguidores

curtir

terça-feira, 18 de novembro de 2008

“CHAMADOS A CONQUISTAR” - 1 REIS 22: 1 - 4

INTRODUÇÃO
Segundo os dicionários da língua portuguesa, Hesitação é “Estar ou ficar indeciso, perplexo, incerto, irresoluto; não tomar resolução; vacilar, trepidar, titubear”.
A Hesitação por um pequeno período de tempo pode ser razoável e até mesmo, aconselhável, pois ela poderá evitar a impulsividade e precipitação os quais poderão causar muitos danos. No entanto, não podemos hesitar por um período além do normal para tomarmos uma determinada decisão.
Refletir é diferente de hesitar e vacilar. Refletir, é pensar antes de tomarmos decisão. Hesitar é vacilo, é ficar parado, inerte diante de desafios.

ELUCIDAÇÃO
Três anos se passaram e o Rei Acabe, de Judá, hesitou em conquistar a cidade de Ramote Gileade. Tal cidade estava sob o domínio inimigo, da Síria, mas pertencia de fato ao povo de Deus. O Rei Josafá, de Israel, veio até Acabe e lhe ofereceu ajuda para que este retomasse Ramote Gileade. Nesse momento, Acabe diz a Josafá, que eles haviam hesitado por três anos. (1 Reis 22:1ss).
Após uma série de consultas a falsos profetas, e recusa do conselho de um profeta verdadeiro, Acabe e Josafá decidem ir a peleja contra a Síria. O projeto era retomar a terra de Ramote-Gileade.
O caos se estabelece e eles acabam perdendo a guerra e Acabe perdendo a vida e Josafá tem uma grande humilhação política.

PROPOSIÇÃO: Quando a igreja hesita ela perde o foco e a visão de seu ministério e se auto-condena ao fracasso.

ARGUMENTOS

I - A HESITAÇÃO É PERDA DE FOCO –
Foco - é uma perspectiva detalhada do planejamento para atingir o alvo ou objetivo maior. Foco, portanto, é o ponto para onde convergem da energia e a atenção e os recursos de uma determinada empresa.
Na linguagem empresarial, perder o foco é perder os objetivos e a sensibilidade para alcança-los.
O que causa a perda do foco?
1 – Falta de Objetividade nas realizações – Conversamos muito e fazemos pouco. Tempo desperdiçado é dinheiro jogado fora. O Dinheiro dos dízimos de diversos irmãos. Muitos líderes cristãos só estão preocupados com seus próprios interesses do que com a causa do Reino de Deus.
Não quero fazer uma apologia do Islamismo, mas eles procuram de forma sistemática ensinar e investir na divulgação do islã em todo o mundo. Eles estão invadindo a Europa e o continente Americano. Hoje no Brasil, já se fala em 5 milhões de adeptos ao Islã. Mesmo em cidades como Sorocaba já há um ensino sistemático e adeptos brasileiros de uma fé que não reconhece o Senhorio de Cristo.
2 – Caos Administrativo - Nossas reuniões e ministérios são desorganizados e ineficazes. Gastamos muito tempo em criticar outros ministérios do que analisando e projetando o que vamos fazer. Muitas igrejas sequer fazem um planejamento anual.
3 – Ativismo - Nossos ministério são avaliados pelo número de eventos que realizamos. Se abrirmos o nosso jornal “O Estandarte”, encontramos dezenas de notícias sobre as realizações das igrejas. Tenho encontrado colegas pastores que têm orgulho de dizer que sua igreja fez uma reunião de corais e estiveram presentes 20 corais e 500 pessoas. O nosso orgulho é exibir números, mas não fomos chamados para exibirmos números e sim para “fazermos discípulos”.
4 – Falta de Maturidade espiritual – Somos infantis no que diz respeito à vida cristã.
Na história de Acabe, ele dá uma de menino amuado, quando Nabote se recusa a vender sua vinha que fica ao lado de seu palácio. Ele não quer comer, deita-se de cara para a parede. Todos ficam preocupados. Até que sua esposa resolve sair em seu socorro. Ela promete lhe dar a vinha de Nabote e acaba assinando Nabote. Ele recebe o presente e fica feliz. (1 Reis 21).

II - A HESITAÇÃO É PERDA DE VISÃO –
Quero falar de alguns males que me são peculiares à vista:
Miopia - anormalidade da vista que só permite ver os objetos a pequena distância do olho;
Estrabismo – Permite ver objetos tortos.
Hipermetropia – Anormalidade que impede de ver os objetos com nitidez de perto.
Presbiopia – Mal que atinge a maioria das pessoas após os 40 anos e é comumente chamada de vista cansada.
Perder a visão é perder o rumo ou propósito. – Não conseguir olhar para o futuro e traçar alguns planos para a igreja. A visão de toda a Igreja Cristã deve ser “Glorificar a Deus” – Assim sendo, nossos relacionamentos, nossos métodos, nossas construções, nossos cursos, todo o nosso ministério deve objetivar a glória de Deus.
Muitas empresas sabem bem para onde caminham e trabalham com afinco no sentido de atingir seu propósito.
Ilustração - A Coca-Cola Company tem um propósito simples escrito por Donald Keough, seu presidente: “Dar às pessoas do mundo inteiro, um momento do dia para descansar, aproveitar e se refrescar”
Assim, a Coca-cola, vai fazendo seu quadro de consumidores no mundo inteiro.
- Disneylândia – “Proporcionar Felicidade às pessoas”
Marcos 8: 22 – 26 conta a história de um homem cego.
“Então chegaram a Betsaída. E trouxeram-lhe um cego, e rogaram-lhe que o tocasse. 23 Jesus, pois, tomou o cego pela mão, e o levou para fora da aldeia; e cuspindo-lhe nos olhos, e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?
- 24 E, levantando ele os olhos, disse: Estou vendo os homens; porque como árvores os vejo andando.
- 25 Então tornou a pôr-lhe as mãos sobre os olhos; e ele, olhando atentamente, ficou restabelecido, pois já via nitidamente todas as coisas.
- 26 Depois o mandou para casa, dizendo: Mas não entres na aldeia.”
Coitado do cego. Ele não sabia que árvore não anda. Ainda sua visão era deturpada. Jesus precisou tocar-lhe novamente para que enxergasse plenamente.
Acabe não via a vitória porque sua visão não era nítida.

III - A HESITAÇÃO É PERDA DA SENSIBILIDADE A VOCAÇÃO DE DEUS.
Acabe, vai consultar falsos profetas e não acredita quando a palavra é séria. Seu coração está fechado para o sobrenatural de Deus. Ele só ouve o que deseja ouvir e não que Deus deseja falar.
Gostaria de trazer à memória o conceito de Quebrantamento: Quebrantamento é o ato de humilhar-se perante a poderosa mão de Deus, é o ato de reconhecer a dependência de Deus para tudo, principalmente, para viver a vida que Ele demanda de nós, uma vida que expresse Sua imagem. É a plena expressão da frase: "Sem mim nada podeis fazer". Líderes cristãos que não se quebrantam diante de Deus, perdem a sensibilidade de sua vocação.
Marc Liwis, empresário inglês que, aos 20 anos de idade, fez fortuna colocando na internet sites com conteúdo erótico. Aos 28 anos escreveu o livro “Pecar para vencer”, o qual virou em best seller em 2002 e no qual defende a importância das empresas conhecerem as fraquezas das pessoas e venderem produtos de acordo com a tendência pecaminosa de cada um. Ele defende os sete pecados capitais como um estímulo empresarial de sucesso. Depois de sua rede de sites, adquiriu uma rede de restaurantes. O que Liwis propõe é abandonar os valores e preconceitos em nome do sucesso empresarial. “Sucesso a qualquer custo” (Revista Veja Edição 1742 – de 13/março/2002).
Atos 13.1-3.- Uma das mais belas passagens sobre o chamado para ministérios específicos, vejo a experiência da Igreja de Antioquia:
1 - Vejo diversidade. Cada indivíduo é importante o suficiente para ser citado por nome, tendo algo especial para contribuir.
No segundo versículo vejo pessoas que servem ao Senhor, ministrando para Ele. Parceiros dEle e não apenas pessoas egocêntricas, aproveitando e sugando dEle na busca dos seus próprios interesses. Eles se davam para Jesus, e dando, receberam.
2 – Vejo um ministério piedoso – Oravam e Jejuavam. Mortificaram a carne para que o espírito pudesse melhor se revelar e expressar.
3 - O Espírito fala e a equipe ouve, possivelmente através de uma palavra profética. Independente de como tenha sido, falou de uma forma tão clara que Lucas escreveu "disse o Espírito Santo". Ele disse quem, o que e quando deveriam começar.
4 - A imposição de mãos era a resposta obediente e o compromisso da Igreja. Eles poderiam dizer ao Espírito “Não podemos perder nossos melhores pastores”. Que faremos agora com menos obreiros?


CONCLUSÃO
A IPI do Brasil está ousando lançar o Projeto Semeando. Numa visão da missão integral para 2017. Quais são as nossas perspectivas como igreja, com Presbitério para a nossa geração?
Estamos vislumbrando uma estatística que nos diz que somos um grupo de 100 mil cristãos entre crianças e adultos, homens e mulheres. Quantos queremos ser até 2017?
Estamos inseridos em contexto urbano onde há grande consumo de drogas e dezenas de tribos urbanas estão surgindo. Que propostas de ministérios novos teremos nesta geração?

É hora de a Igreja tomar posição e entender o chamado do Senhor. Hesitar nessa hora, é cruzar os braços diante da grande seara que clama por trabalhadores. No dizer de Josué e Calebe, quando estavam diante da terra prometida: e ouviam o desanimador relatório de seus companheiros espias "..., Eia, pois subamos e possuamos a terra..." e o Senhor nos abençoará.
O Pior que não ter um projeto, é ter uma estratégia errada. Acabe, durante os três anos anteriores ocupava-se com futilidades: Permitiu o povo se envolver com Baal, um deus da terra. Desejou uma vinha que não podia comprar e permitiu a morte de Nabote e ficou com a sua vinha. Quando se perde o foco, se perde a visão e a sensibilidade à vocação de Deus.



Sorocaba, 27 de junho de 2008 – pregado no Presbitério de Sorocaba na 11ª IPI na reunião de abertura.

Rev. Ary Sérgio Abreu Mota